A defesa da democracia exige uma postura pacífica e estadista

A defesa da democracia exige uma postura pacífica e estadista

Ninguém em sã consciência vai defender a depredação do patrimônio público que, por consequência e como de costume, sua restauração sairá do bolso do povo brasileiro. Ninguém vai vencer eleição ou impor suas virtudes e posições “no grito” e/ou com vandalismo; o Estado Democrático de Direito tem que prevalecer sim e sempre, mas para que uma democracia jamais seja questionada, ela precisa tratar a TODOS com isonomia, ou seja, o “direito de B” começa quando termina o “direito de A” em ambos precisam ter o mesmo “peso”!

Resultado de eleição é um tema bastante subjetivo e que, independente de quem saia vitorioso, sempre haverá alguém descontente. É evidente, porém, que isso não justifique qualquer ação marginal, qualquer ato de violência. Muitas de nossas instituições estão sim comprometidas. Isso é questão de credibilidade! Mas, ainda assim, elas precisam ser preservadas, como fora colocado no parágrafo anterior, pela defesa do Estado Democrático de Direito. É uma das “bases de qualquer democracia”!

Mas não será “subindo ou descendo rampas”, apenas, que passaremos a ter um conceito melhor destas instituições; é preciso ter boas ações, boas práticas, dar bons exemplos, voltar a ser referência, se despolitizar quando necessário, “apertar a venda” e equilibrar a “balança” e, acima de tudo defender, incansavelmente, as liberdades. E aqui não se faz apologia ao crime, ao vandalismo ou a qualquer ato antidemocrático! Aqui a defesa é do direito de ir e vir, da livre e pacífica manifestação, da liberdade de expressão…

Depois de tudo o que aconteceu em BSB, ao longo do último domingo (8) soa fácil apenas reproduzir o óbvio, aquilo que está posto para a sociedade brasileira em geral, mesmo que com acusações infundadas, levianas, açodadas e profundamente politizadas. Em “teorias de conspiração” um tanto precipitadas e, tão quanto, irresponsáveis! Mas este colunista, do menor Estado da Federação, vai insistir da “teoria da pacificação”! Quem governa, quem gere os destinos do País tem que entender isso, precisa dessa percepção.  

Vivemos em um País dividido, onde cerca de dois milhões de votos decidiram uma eleição presidencial bastante disputada e polêmica; o ambiente político ainda está aquecido, os ânimos estão exaltados, e não vai se resolver a situação no “olho por olho, dente por dente”! Para o titular deste espaço, agradando ou incomodando, a defesa da democracia, do Estado Democrático de Direito, exige uma postura pacífica e estadista de todos, mas em especial de quem tem “a caneta na mão”…

Defender investigação e punição? Isso é mais do que óbvio e nem precisa ser colocado! Mas é tempo de arrefecer! E isso vale, principalmente, para toda a IMPRENSA, da mais “pequenina” à “grande mídia nacional”. Com ódio, com vingança e sem equilíbrio pode-se conseguir qualquer coisa, menos Justiça e a PAZ! Petismo e bolsonarismo vão continuar a existir! O Brasil segue polarizado, não há 3ª via política, pelo menos por enquanto. “Os opostos não se atraem”, mas precisam aprender a conviver. Isso é democracia! Até porque os “boletos” vão chegar e o País não pode parar…

 

Veja essa!

A informação é que o ainda deputado Capitão Samuel, acompanhado da secretária de Inclusão, Érica Mitidieri, fará o primeiro contato como gestor da Fundação Renascer nas dependências do órgão, nesta quarta-feira (11). Samuel deverá preparar um relatório da realidade que vai encontrar, conversar com os servidores e definir quem será o novo diretor administrativo e financeiro. A entidade passará por um novo tempo…

 

E essa!

Segundo denúncia do vereador de Aracaju, Ricardo Marques (Cidadania), a Prefeitura da capital, através da SMTT, em sintonia com o Setransp, passou a utilizar em quase 100% da frota de ônibus coletivos que circulam na Grande Aracaju com o Cartão Mais Aracaju, ou seja, segundo o vereador, o cidadão comum que não tiver o cadastro/cartão terá que descer do ônibus e não poderá seguir viagem. Um absurdo!

 

Fala Ricardo!

O vereador externa que em outros lugares o usuário pode pagar a passagem com o PIX, cartão de crédito, débito, por aproximação e, até, pelo QR CODE, mas na Grande Aracaju o passageiro é obrigado a usar o Cartão Mais Aracaju que, segundo Ricardo, pertence às empresas. “Se não tiver o cartão, tem que descer do ônibus! Cadê a justiça? Isso é uma falta de respeito com a coletividade! Ainda mais com ônibus velhos e sucateados circulando”. Ministério Públicoooo, cadê tu? Não vem não?

 

Reunião em BSB

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, participou de reunião convocada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília, para discutir e apoiar ações conjuntas com governadores, e com os poderes Legislativo e Judiciário, após os atos antidemocráticos que atingiram a Praça dos Três Poderes, na capital federal, no domingo (8).

 

Apoio da PMSE

Fábio lembrou que Sergipe enviará 40 integrantes da Polícia Militar para reforçar o efetivo da Força Nacional no Distrito Federal. Ele criticou os ataques às instituições e ao povo brasileiro, assim como defendeu a apuração rigorosa de todos os fatos, para que episódios desta natureza não voltem a ocorrer no Brasil.

 

Fábio Mitidieri I

“Esta foi uma primeira reunião para fortalecermos a nossa democracia depois de todo o vandalismo que vimos aqui, ontem. Os 27 governos de Estados e do Distrito Federal estiveram aqui presentes fortalecendo, ao lado do STF, da Presidência da República, do Congresso Nacional, fortalecendo a nossa unidade na defesa do Estado Democrático de Direito”, afirmou Fábio.

 

Fábio Mitidieri II

“O estado de Sergipe já destinou 40 homens e mulheres para também ajudar a Força Nacional, fazendo a nossa parte. Acho que é nesse momento de dificuldade que os estados têm que mostrar a sua força e o seu apoio e foi isso que nós fizemos”, comentou o governador.   

 

Investimentos

Ainda em Brasília, o governador Fábio Mitidieri coordenou reunião com secretários de Estado, o embaixador da Bielorússia, Sergey Lucashevich e o empresário Paulo Braga sobre implantação de fábrica de tratores em Sergipe. Foi dado início às tratativas para instalação da planta com apresentação das condições fiscais, de apoio estrutural e linhas de crédito do Banese.

 

Geração de emprego

Com apoio do vice-governador, Zezinho Sobral, Fábio acompanhou ratificou o compromisso com geração de emprego e com o desenvolvimento do estado ao falar sobre a parceria com a Bielorússia. “Quero desejar boas vindas e que possamos realizar com sucesso essa parceria com a Bielorússia. Gerar emprego é nosso principal foco no governo e já iniciamos buscados parceiros”, disse.

 

Fábrica em SE

A ideia é que Sergipe receba uma fábrica de tratores da Bielorússia. Grande parte da economia do país do Leste europeu, cerca de 40% do PIB, deve-se à indústria automotiva e de máquinas e implementos. A parceria consiste na importação de itens e equipamentos por parte da empresa Maquigeral Energia, do empresário Paulo Braga, com montagem na unidade sergipana. A expectativa é que sejam gerados até 300 empregos de forma direta e 3 mil de forma indireta.

 

Apresentou condições

Paulo Braga pontuou que a atuação ágil do governador foi determinante para a escolha do estado. “A ideia é colocar a cadeia produtiva dentro do estado. Sergipe foi escolhido pela atuação do governador e de sua equipe, pela agilidade em fazer o convite e apresentar as condições como mão de obra qualificada, boa localização para escoamento e recebimento de material. Ainda hoje, visito os bancos do Nordeste e de Sergipe e vou visitar as áreas”, informou.

 

Sergey Lucashevich

O ambiente favorável a negócios também foi elogiado pelo embaixador da Bielorússia, Sergey Lucashevich. “Estamos com nossa comitiva para fechar negócios porque Sergipe é um estado com boas condições. Quero expressar nosso apoio a esse projeto e parabenizar o governador pela rapidez em fechar a parceria”.

 

Zezinho Sobral

“O que Sergipe faz agora é intensificar esse trabalho de condições de atração de investimentos para fazer valer o plano de governo de Fábio, que é exatamente captar recursos, atrair investimento, desenvolver o estado e gerar emprego”, disse Zezinho Sobral.

 

Alô Monte Alegre!

A senadora Maria do Carmo Alves, está destinando emendas para vários municípios do Estado, e Monte Alegre de Sergipe será um dos contemplados. Vão chegar recursos para algumas áreas da gestão da prefeita, Nena de Luciano, em especial para a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo.

 

Casa de Cultura

A informação é que em Monte Alegre será construído um grande e importante projeto cultural e turístico que é a Casa da Cultura e Arte, que receberá o nome do ex-governador João Alves Filho (in memoriam). O projeto tem o apoio da sua filha, a jornalista Ana Alves, que está bastante feliz com essa importante iniciativa que vai potencializar o turismo do Alto Sertão Sergipano e valorizar a cultura da região.

 

Remoção na JFSE

O Plenário do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) decidiu remover mediante permuta, a partir de 1º de janeiro de 2023, os juízes federais da 2ª Relatoria da Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais da Justiça Federal em Sergipe (JFSE), Fábio Cordeiro de Lima, e Tiago José Brasileiro Franco, da 6ª Vara Federal de Sergipe – Subseção Judiciária de Itabaiana. 

 

Projeto Verão I

Umas das maiores festas do calendário cultural de Aracaju, o Projeto Verão, já tem data para acontecer neste ano. O evento ocorrerá nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro, na Orla da Atalaia. O anúncio foi feito pelo prefeito Edvaldo Nogueira e pelo governador Fábio Mitidieri, através das redes sociais. Ao divulgar a informação, Edvaldo destacou a importância da parceria para que a festa possa voltar a acontecer na capital sergipana, após dois anos suspensa em decorrência da pandemia da covid-19.

 

Projeto Verão II

“É com muita felicidade que anuncio a retomada do nosso Projeto Verão para os dias 10, 11 e 12 de fevereiro. Esta é uma grande festa da nossa cidade e fico muito feliz de receber o governador, após a sua posse, para firmar esta primeira grande parceria. Nossas equipes irão se reunir, discutir sobre a organização da festa e, em breve, anunciaremos a programação”, destacou Edvaldo.

 

Banese & Constren I

O Banese e a Constren Construções e Engenharia assinaram nesta primeira semana de janeiro o contrato de financiamento para a construção do Duetto Residence, empreendimento imobiliário com 108 unidades habitacionais que está sendo erguido no bairro Farolândia, na capital sergipana. Esse é o 6º edifício da construtora financiado pelo banco ao longo de 15 anos, como informa o diretor comercial da empresa, Eduardo Santana Fontes de Vasconcelos.

 

Banese & Constren II

O ato de assinatura contou com as presenças do presidente do Banese, Helom Oliveira, do diretor de Créditos e Serviços da Instituição, Ademario Alves, do sócio administrador da Constren, Carlos Eduardo Martins de Vasconcellos, e do diretor comercial da construtora, Eduardo Santana Fontes de Vasconcelos.

 

Banese & Constren III

“É muito gratificante para nós, que somos uma empresa genuinamente sergipana, assim como o banco, saber que o Banese acredita em nós e investe na produção local, e na geração de emprego e renda para os sergipanos, enfim, que apoia projetos voltados para o desenvolvimento da nossa cidade como este que estamos que realizamos”, declara Eduardo Santana.

 

Escolas em Reforma I

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer, está reformando as Escolas de Esporte Professor Kardec e Gerivaldo Garcia para oferecer mais conforto aos atletas no retorno do período letivo, marcado para o dia 23 de fevereiro. A reforma inclui a instalação de novas coberturas, novos pisos e alambrados, além da pintura.

 

Escolas em Reforma II

A reforma das escolas está sendo executada pelo Governo do Estado, com investimentos do governo federal, no valor de R$ 2.295,00. As escolas beneficiadas estão localizadas no bairro Santos Dumont, na zona norte de Aracaju, e a Professor Kardec, no bairro Santa Maria, na zona sul.

 

Mariana Dantas

A secretária de Esportes e Lazer, Mariana Dantas, reforça que essas obras trarão mais conforto aos atletas e incentivo à prática esportiva. “O governo de Fábio Mitidieri tem como um dos seus focos principais o fortalecimento do esporte sergipano e do lazer. Por isso, estamos dando continuidade à reforma das nossas escolas de esporte de Aracaju, incentivando a prática esportiva no nosso estado. Essas reformas devem ser concluídas antes do retorno das aulas, que segue o calendário letivo”, explica a secretária.

 

Alô prefeitos!

2023 chegou e trouxe com ele a quarta fase do e-Social e do envio das informações sobre saúde e segurança do trabalho. O envio das dessas informações são obrigatórias, o gestor público municipal que não enviar ou fazer de forma incompleta/errada vai acarretar em multas diretamente aplicadas no CPF do Prefeito ou Presidente da Câmara.

 

Alô empresários!

E você também empresário! O envio das informações da quarta fase do e-social também é obrigatória para as empresas privadas, e as mesmas regras se aplicam! Então não perca tempo, a R2 Gestão Pública tem a equipe capacitada para te atender e evitar que você seja multado. O contato no WhatsApp é (79) 99922-1220 ou no Instagram @R2GestaoPublica

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

 

Da 93Notícias

Daniela Domingos

Daniela Domingos

Jornalista, professora de Filosofia, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing, Gestão Pública e Mídias Digitais, e mestranda em Ciências de Dados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *