Governo de Sergipe abre inscrições para projeto que oferecerá aulas de sanfona a 20 mulheres

O Governo de Sergipe iniciou nesta quarta-feira, 24, as inscrições para o projeto Sanfoneiras de Sergipe, que disponibilizará aulas gratuitas de sanfona a 20 mulheres com idades entre 18 e 65 anos. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) em parceria com a Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap).
Com duração prevista de seis meses, o curso será dividido em duas turmas de dez alunas, contemplando módulos teóricos e práticos. A proposta inclui níveis iniciante, intermediário e avançado em formato continuado, com possibilidade de transformação em política pública permanente na área cultural.
Ao estimular o aprendizado do instrumento, o projeto reforça a salvaguarda do forró, reconhecido em 2021 como Patrimônio Imaterial Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Segundo a secretária da SPM, Danielle Garcia, a sanfona passa a representar “empoderamento, cidadania e representatividade” ao ganhar protagonismo feminino.
Para o presidente da Funcap, Gustavo Paixão, a iniciativa amplia oportunidades e fortalece a identidade cultural sergipana. “Investir em ações como esta é preservar patrimônio imaterial e formar novas gerações”, afirmou.
As interessadas devem preencher formulário on-line; as vagas são limitadas. Após a inscrição, haverá entrevista com o professor responsável e técnicos auxiliares. A lista de selecionadas será publicada em 17 de outubro nos canais oficiais da SPM e da Funcap.
Da 93Notícias