Programa Melhor em Casa de Itabaiana é destaque nacional
A 1ª Edição do Prêmio de Boas Práticas em Atenção Domiciliar classificou o Melhor em Casa, desenvolvido em Itabaiana, dentre os finalistas.
O Programa Melhor em Casa ofertado pela gestão municipal de Itabaiana é um dos destaques no Prêmio realizado pelo Ministério da Saúde neste ano. A 1ª Edição do Prêmio de Boas Práticas em Atenção Domiciliar classificou o Melhor em Casa, desenvolvido em Itabaiana, dentre os finalistas.
A classificação tem motivos: o magnífico trabalho realizado pelos mais diversos profissionais de saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Itabaiana. De acordo com a Coordenadora Municipal de Atenção Domiciliar, Graisy Alves, o reconhecimento é devido ao trabalho humanizado e a capacidade de inovação dos profissionais juntamente com o amparo efetivo do município.
É o caso do trabalho desenvolvido pelos Terapeutas Ocupacionais. “A terapia ocupacional no Serviço de Atenção Domiciliar oferece instrumentos necessários para atingir independência e autonomia aos pacientes assistidos, como por exemplo a ortetização. Neste caso, temos a possibilidade da oferta de órteses para membro superior dos pacientes que é uma proposta singular da nossa terapeuta Ana Evelyn e que está em período de testes no nosso município”, informou a coordenadora.
Para o prefeito Adailton Sousa, a premiação é resultado da garantia que o município oferece ao trabalho dos profissionais de saúde desde a gestão do ex-prefeito Valmir de Francisquinho, “a Saúde tem sido um das referências da nossa gestão que segue. Desde a gestão de Valmir de Francisquinho, o Programa Melhor em Casa vem realizando um trabalho fundamental para as pessoas que necessitam de um atendimento especializado. A gente tem buscado garantir todas as solicitações e demandas do programa e dos profissionais. Fico feliz com a premiação e dedico a todos os profissionais de saúde do nosso município”, parabenizou o prefeito.
Conforme o Secretário Municipal de Saúde, José Suelton, a gestão municipal está atenta às demandas, “nós temos nos desdobrado ao máximo para atender as necessidades da população. O Programa Melhor em Casa tem sido um suporte bastante efetivo para os pacientes que necessitam do serviço. O programa atende de segunda a domingo, das 07h às 19 horas, ininterruptamente”, informou.
Atualmente, 17 profissionais compõem a equipe do Serviço de Atenção Domiciliar de Itabaiana. Uma equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar com dois médicos, um enfermeiro, três técnicas de enfermagem e uma fisioterapeuta. E uma equipe Multiprofissional de Apoio com duas fisioterapeutas, 02 fonoaudiólogos, uma nutricionista, uma terapeuta ocupacional, além de três condutores de veículos e uma referência técnica. O programa atende hoje mais de 40 pacientes no município.
Da Secom/Itabaiana