Professores de Inglês podem se inscrever no Fulbright DAI até dia 31

As atividades acontecerão entre agosto e dezembro de 2023. (Foto: Divulgação)

Professores de Inglês da rede pública estadual que estiverem interessados em participar da seleção estadual do Programa Fulbright DAI 2022-2023 têm até o dia 31 de março para se inscrever, por meio de contato via e-mail com a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc). A iniciativa possibilita que o docente realize um curso de aperfeiçoamento de até cinco meses nos Estados Unidos, que inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança e uso de tecnologias em educação. As atividades acontecerão entre agosto e dezembro de 2023.

Os requisitos para candidatura são: ser cidadão brasileiro, não cumulada com cidadania norte-americana; ter licenciatura em língua inglesa, com conclusão após 31 de dezembro de 2010; ter, no mínimo, cinco anos de prática de ensino de inglês após a conclusão da licenciatura em letras inglês; ter proficiência em inglês; ser professor efetivo de língua inglesa do ensino médio; ser professor ativo, com dedicação exclusiva e estágio probatório concluído, do ensino médio regular da rede pública estadual e/ou municipal; e dispender atualmente no mínimo de 50% do tempo de sua carga de trabalho em sala de aula lecionando língua inglesa na rede pública de ensino médio regular. Será dada prioridade a candidatos com pouca ou nenhuma experiência acadêmica e/ou profissional no exterior. Já os educadores que participaram do Programa de Líderes Internacionais em Educação (ILEP) e versões anteriores do Fulbright DAI não são elegíveis para essa chamada.

Os candidatos que atenderem a todas as especificações deverão encaminhar para o e-mail seades.dase@gmail.com até o dia 31 de março de 2022, às 23h59, impreterivelmente, os seguintes documentos: formulário de inscrição devidamente preenchido, arquivo que pode ser acessado no site do programa, em www.fulbright.org.br; fotocópias do CPF e RG, e o Inquiry Project, que é um dos critérios que tem maior peso na análise da candidatura.

Para a elaboração do Inquiry Project, os candidatos devem traçar objetivos, métodos e/ou metodologias claras que sejam capazes de expressar seu real interesse no programa e o impacto dele em sua comunidade e em sua profissão. O projeto elaborado deve ser bem detalhado, por ser esse ponto importante para a candidatura. O candidato a ser cursista do Fulbright DAI deve construir seu  Inquiry Project com o objetivo de desenvolver e concluir um projeto relevante para a prática em sala de aula, desenvolvimento profissional de professores ou para melhorar a educação em sua comunidade escolar.

Seleção

A coordenadora Estadual do Fulbright DAI, professora Nadia Cardoso, explicou que na etapa de seleção estadual “serão selecionados os quatro melhores candidatos e encaminhados para a Coordenação Nacional do Fulbright DAI, até o dia 6 de abril de 2022, considerando que esses candidatos serão avaliados em todas as etapas de avaliação nacional e internacional. Essa seleção não é classificatória”, enfatizou ela.

Selecionado para o Fulbright DAI 2022, o professor Ruam Potter, do Colégio Estadual General Calazans, em Nossa Senhora das Dores, sendo ele o único do Nordeste, incentivou seus colegas a participarem e conhecerem o programa. “É importante você perceber a importância dessa oportunidade na sua vida porque não só você sai ganhando, mas toda a educação e todos os seus alunos”, disse ele, em um vídeo divulgado nas redes sociais. Ele ainda falou da emoção de ser um dos representantes brasileiros. “Eu também fui aluno de escola pública e sempre sonhei com isso, em viajar, entrar em contato com a língua inglesa, com as pessoas nativas dos Estados Unidos. Eu amo ensinar inglês e procuro dar o meu melhor para os meus alunos. Poder viajar e trazer mais conhecimentos vai ser bom, não apenas para melhorar a qualidade das minhas aulas, mas também porque poderei atingir um maior número de pessoas em Sergipe. E isso é muito gratificante. É uma vitória para a educação pública do nosso estado”.

Mais informações podem ser obtidas nos seguintes canais: Comissão Fulbright: www.fulbright.org.br, contato: Carolina Martins fulbrightdai@fulbright.org.br; e na Coordenação Estadual do Programa Fulbright DAI – Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, no site www.seduc.se.gov.br, SEADES/DASE, Bloco III, sala 33, por meio do contato com Nadia Cardoso – seades.dase@gmail.com, (79)31943336 – (79) 99959-4356.

Fonte: Ascom/Seduc

Daniela Domingos

Daniela Domingos

Jornalista, professora de Filosofia, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing, Gestão Pública e Mídias Digitais, e mestranda em Ciências de Dados