Operação: PF cumpre mandado de busca e apreensão em município sergipano por fraude
Nesta quinta-feira (2), a Polícia Federal iniciou a Operação Utlagatus para investigar fraudes de requerimento de porte e posse ilegal de arma de fogo, apresentados a Polícia Federal de Alagoas. Sergipe foi um dos estados com mandado de busca.
Segundo as apurações, uma associação criminosa confeccionou documentação falsa e utilizou em processos administrativos para conseguir posse e porte de arma de fogo. Cerca de 63 procedimentos foram realizados por meio da fraude.
Em algumas situações, o grupo criminoso forjava atentados, através de tiros em portões de residência e em carros, para subsidiar os pedidos juntos à Polícia Federal.
Foram expedidos 40 mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão temporária pela 2ª Vara Federal em Maceió (AL), inclusive em município sergipano. As cidades investigadas são: São Francisco/SE, São Paulo/SP, Maceió/AL, Rio Largo/AL, Arapiraca/AL, Maragogi/AL, Penedo/AL, Batalha/AL, Craíbas/AL, Olho D’Água/AL, Palmeira dos Índios/AL, Girau do Ponciano/AL, Garanhuns/PE.
Se condenados, os suspeitos podem pegar até 37 anos de prisão por falsificação de documento particular, uso de documentos falsos, tráfico de influência, falso testemunho e comércio ilegal de arma de fogo, munição e acessórios.
Do A8/Lagarto