Grupo cria uma Wikipédia com temas sobre Sergipe
Um grupo de professores, pesquisadores e profissionais de áreas diversas lança nesta quinta-feira, 17, o projeto Wikipédia Sergipe. Trata-se de um portal exclusivamente voltado para assuntos do estado e terá como verbetes a história, a geografia, a economia, a literatura e as artes em geral, além dos personagens e personalidades protagonistas da construção social local.
A Wiki Sergipe, cujo endereço eletrônico é wiki-se.com.br, já nasce com 100 verbetes qualificados, que compõem a obra “Lugares, paisagens e outras coisas de Sergipe”, lançada em forma de livro organizado pelos professores Vivian Cruz Monteiro e Dilton Maynard em 2021.
“Da experiência com o projeto veio a ideia de desenvolver um ambiente eletrônico que abrigasse os verbetes iniciais, mas que também pudesse receber novos textos, sempre mantendo o cuidado com a qualidade da informação obtida”, explica Dilton Maynard, coordenador da Wiki Sergipe.
“Personagens diversificados, da política, da cultura, da vida policial, do comércio e da saúde serão apresentados. Desse modo, a enciclopédia eletrônica funcionará como uma ferramenta para um público diverso, que incluirá o professor, o aluno, mas também o turista e o jornalista entre os seus leitores”, acrescenta.
Segundo ele, um Conselho Consultivo, formado por especialistas em diversas áreas do conhecimento, avaliará as contribuições que forem recebidas. A ideia é que o processo entre o recebimento de novos textos, a sua avaliação, revisão, edição e publicação leve um máximo de 45 dias.
Conselho Curador
Integram o Conselho Curador da Wiki Sergipe:
– Dilton Maynard (doutor em História, professor do Departamento de História e atualmente pró-reitor de Graduação da UFS);
– Andreza Maynard (doutora em História, professora do Colégio de Aplicação da UFS);
– Anita Lucchesi (doutora em História Digital e História Pública pela Universidade de Luxemburgo);
– Cristina Valença (doutora em Educação, professora de Museologia da UFS);
– Francisco Diemerson (doutor em História, membro do Conselho Estadual de Cultura e da Academia de Letras de Aracaju);
– Jorge Carvalho do Nascimento (professor aposentado da UFS, doutor em História e Filosofia da Educação, membro da Academia Sergipana de Letras e da Academia Sergipana de Educação, foi secretário de Estado da Educação);
– Marcos Cardoso (jornalista com especialização em Ciências Sociais, é diretor da Rádio e TV UFS, foi diretor de Redação do Jornal da Cidade, secretário de Comunicação da Prefeitura de Aracaju e diretor de Comunicação do Tribunal de Contas de Sergipe);
– Vivian Cruz Monteiro (professora da Secretaria de Estado da Educação com especialização em Gestão Ambiental);
– Maria Lino (bolsista);
– Priscila Antonia (bolsista).