Convênio da Prefeitura de Socorro com a UFS garante Programa de Residência para alunos das Ciências Agrárias

A Engenheira Agrícola Ana Santos é a primeira estudante a ser beneficiada pela iniciativa

Foi pensamento no crescimento profissional dos estudantes e na contribuição que estes têm a oferecer para o município de Nossa Senhora do Socorro que a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Irrigação e Pesca (SMAP), iniciou, em 2020, as tratativas para a concretização do convênio do Programa de Residência com a Universidade Federal de Sergipe (UFS). A parceria foi formalizada em 2021 para atender estudantes das Ciências Agrárias com até um ano de formação.

A primeira estudante a ser beneficiada pela iniciativa foi a Engenheira Agrícola e estudante de pós-graduação em Especialização de Residência Multiprofissional em Ciências Agrárias, Ana Santos, de 27 anos. A oportunidade foi garantida após a seletiva da UFS. Durante o processo de seleção, Ana escolheu pelo município de Socorro. “Pude escolher diversas empresas particulares, inclusive em Aracaju, cidade onde moro, mas optei pela Secretaria de Agricultura de Socorro porque já conheço o belo trabalho que é realizado pelo município. Têm sido meses de grande troca de conhecimento e aprendizado”, disse Ana, que finaliza a residência em abril deste ano.

“Esse programa de residência é um marco para o município e mostra o comprometimento da gestão do Prefeito Padre Inaldo. A estudante Ana está desenvolvendo um importante papel com atividades relacionadas ao seu período acadêmico, de forma que não só contribui para o seu crescimento, quanto divide conosco todo o seu conhecimento, de forma a beneficiar os agricultores do município”, disse o secretário de Agricultura, David Lopes.

Ana participa do projeto piloto de residência, que tem duração de seis meses, mas de acordo com a diretora de Pesca da SMAP, Crislayne Bery, os benefícios de partilhar conhecimentos têm sido tão positivo que as próximas residências terão duração de um ano.

Nos próximos dias, a estudante estará envolvida diretamente em dois importantes eventos da Secretaria: Curva de nível e terraço; e palestra sobre a importância do uso de drones. “Sou filha de pequena produtora rural, minha mãe criou todos os filhos no campo, sempre gostei da agricultura, mas eu sempre quis algo mais ligado à tecnologia porque minha mãe sempre sofreu muito com o trabalho pesado. Então, meu foco sempre foi na agricultura de maneira mais inteligente para amenizar o trabalho do homem do campo”, explicou.

 




Ascom Prefeitura de Socorro

Daniela Domingos

Daniela Domingos

Jornalista, professora de Filosofia, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing, Gestão Pública e Mídias Digitais, e mestranda em Ciências de Dados