Presidente do Irã promete reconstruir instalações nucleares “com maior robustez” após ataques de EUA e Israel
Masoud Pezeshkian reitera que programa nuclear tem fins pacíficos. Donald Trump, presidente dos EUA, já havia alertado que ordenaria novos ataques caso Teerã reative as usinas.
O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, afirmou neste domingo (2) que o país reconstruirá as instalações nucleares bombardeadas em junho por Estados Unidos e Israel, prometendo que elas retornarão “com maior robustez”.
A ofensiva militar, batizada de “Martelo da Meia-Noite”, atingiu em junho três instalações estratégicas de enriquecimento de urânio: Fordow, Natanz e Isfahan.
A declaração do presidente iraniano foi dada à mídia estatal durante uma visita à Organização de Energia Atômica do país, onde se reuniu com altos executivos da indústria nuclear iraniana.
“Destruir prédios e fábricas não será um problema para nós, vamos reconstruir e com ainda mais força”, disse Pezeshkian.
Na ocasião, o mandatário voltou a negar que o país busque armas de destruição em massa. “Tudo isso visa resolver os problemas do povo, as doenças, a saúde das pessoas”, afirmou Pezeshkian, referindo-se às atividades nucleares do Irã. Teerã sustenta que seu programa nuclear tem fins puramente civis.
A promessa de reconstrução eleva novamente a tensão com o Ocidente. O presidente dos EUA, Donald Trump, já havia alertado que ordenaria novos ataques contra as instalações nucleares do Irã caso o país tentasse reativar as operações nos locais bombardeados.
Em junho, Washington justificou os ataques alegando que as instalações iranianas faziam parte de um programa clandestino voltado para o desenvolvimento de armas nucleares.
Da 93Notícias