Lagarto avança na inclusão: Salas de Recursos potencializam Educação Especial na Rede Municipal
O município de Lagarto celebra a conquista de quatro novas salas de recursos, que proporcionarão atendimento a crianças com deficiência e/ou transtornos. Essas instalações serão implementadas na Escola Francisco de Jesus de Souza (Povoado Pururuca), na UMEI Santa Luzia (Colônia Treze), UMEI Felícia Maria (Povoado Jenipapo) e na Escola Luiza Pereira (sede municipal).
Essas salas, voltadas para a Educação Especial, têm como objetivo facilitar o acesso, a participação e o aprendizado de estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista e altas habilidades/superdotação. Ao garantir a transversalidade da educação especial em todas as etapas, níveis e modalidades de ensino, reforçamos o compromisso com a inclusão educacional.
O Governo Federal destinou recursos financeiros para equipar salas de recursos multifuncionais e bilíngues de surdos, visando atender às necessidades do ensino especializado. Esses recursos contribuem para a aquisição ou adaptação de itens essenciais nas escolas públicas da Educação Básica, em conformidade com o Programa Escola Acessível.
Dentre os benefícios proporcionados por esses recursos, destacam-se a aquisição de itens e materiais pedagógicos, cadeiras de rodas, bebedouros acessíveis, produtos de tecnologia assistiva, equipamentos e materiais para o atendimento educacional especializado bilíngue de surdos, entre outros. Este investimento visa fortalecer a infraestrutura educacional e promover a inclusão de todos os alunos.
O secretário da Educação, professor Magson Almeida, comemorou a vinda dessas salas de recursos, enfatizando o impacto positivo que terão na vida dos estudantes e no avanço da educação inclusiva no município de Lagarto. “É de fundamental importância a parceria entre o Governo Federal, as escolas e a comunidade para assegurar um ambiente educacional mais acessível e acolhedor para todos. Iniciativas como esta contribuirão significativamente para o desenvolvimento educacional e social dos alunos atendidos”, disse.
Da Secom/Lagarto