Parceria da FSF com Governo do Estado vai beneficiar clubes sergipanos de futebol profissional
Na tarde desta segunda-feira (30/01), em solenidade realizada no auditório do palácio Governador Augusto Franco, o governador Fábio Mitidieri e firmou uma parceria com a Federação Sergipana de Futebol (FSF), que vai repassar para os clubes sergipanos R$ 2,3 milhões para times de futebol. O único time de futebol feminino beneficiado foi o Estanciano, campeão sergipano e representante estadual nas competições promovidas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Uma das contrapartidas dos clubes, é que devem implantar escolinhas de futebol para alunos da rede estadual. Uma outra é o uso de braçadeiras, faixas e/ou camisas de campanhas sociais do governo, a exemplo do “Não à violência contra mulher”, “Não ao trabalho infantil”, “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”.
O patrocínio será realizado por meio da empresa Mulvi, prestadora de serviços do Banese. Para obterem o investimento, as equipes devem se comprometer com a criação de escolinhas de futebol para meninos e meninas acima de 12 anos e oriundos das escolas da rede estadual de ensino. O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel), será responsável pela seleção das crianças e a quantidade de vagas deverá ser proporcional ao valor do recurso direcionado a cada clube, um mínimo de 22 jovens.
Fábio lembrou sua relação com políticas públicas de fomento ao esporte, e destacou a utilidade social do patrocínio. “Onde tiver a mão do governo terá o fortalecimento do esporte. Esporte é política pública de inclusão e de educação e vamos trabalhar para que outras parcerias possam ser firmadas, não apenas com o Banese. O esporte dignifica, educa, qualifica. Nosso objetivo é formar cidadão. Queremos ampliar a possibilidade de dinheiro investido para que nossos times e atletas possam alcançar pódios regionais e nacionais”, afirmou.
Pela primeira vez, um clube de futebol feminino recebe patrocínio do estado. Em seu discurso, a secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, ressaltou o futebol como missão para as atletas do Estanciano e o impacto social do esporte.
“Falo com muito orgulho, que pela primeira vez o Estado patrocina um time feminino. O esporte tem um impacto social grande na vida das pessoas e este ano, temos a contrapartida social, com as escolinhas de futebol. Teremos a chance de ver meninos e meninas sendo revelados pelos seus times por meio dessas escolinhas. Quero agradecer enormemente a todos, por entender a importância que o esporte tem na vida dos nossos cidadãos”, disse Mariana Dantas.
O presidente da Federação Sergipana de Futebol (FSF) arregimentou os presidentes de clubes e todos compareceram à solenidade em agradecimento à atitude do governador. Milton Dantas destacou a agilidade da gestão em iniciar ações em prol do esporte. “É um momento de agradecimento, porque estamos há dez anos sem patrocínio e já no primeiro mês de governo, Fábio nos recebeu e agora assina o patrocínio. O futebol sergipano por conta dos presidente aqui presente agradece”, disse Milton Dantas.
Fotos: ASCOM/ Governo do Estado
com informações FSF