FSF realiza Congresso Técnico
Mais um importante passo foi dado para o crescimento do futebol sergipano, nesta sexta-feira (10), a Federação Sergipana de Futebol (FSF) realizou juntamente com dirigentes e imprensa o Congresso Técnico do Campeonato Sergipano da Série A1 de 2024.
O evento aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju e contou com representantes de diversas entidades da sociedade. Na oportunidade, a fórmula de disputa do estadual foi analisada e debatida pelos dirigentes.
Fico definido que o Sergipão 2024, terá início no dia 13 de janeiro e será encerrado no dia 14 de abril. O sistema da competição foi mantido de acordo com o regimento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Os 10 clubes participantes estarão em apenas um grupo e irão se enfrentar em um único turno. Os dois primeiros colocados se classificam diretamente para as semifinais, enquanto do terceiro ao sexto colocado disputam uma fase de mata-mata com jogos de ida e volta para definir os dois outros classificados para a segunda fase.
Os quatro últimos colocados também vão disputar um mata-mata com jogos de ida e volta e os perdedores serão rebaixados para o Campeonato Sergipano da Série A2 de 2025.
Em todos os confrontos de mata-mata, os melhores colocados decidem em casa. Em caso de empate no placar agregado, a vaga será decidida nos pênaltis.
Outro novidade é que a entidade vai inserir o árbitro de vídeo, a partir das semifinais. Mais uma conquista da FSF, e um grande incremento para o estadual. Além das semifinais as duas partidas da fase final terão a presença do VAR. As despesas do árbitro de vídeo serão custeadas pela Federação Sergipana de Futebol. Os jogos das finais só poderão ser disputados na arena Batistão, e nos estádios Etelvino Mendonça e Paulo Barreto.
Também ficou definido que o campeão garante vaga na Copa do Brasil, na fase de grupos da Copa do Nordeste e na Série D do Campeonato Brasileiro em 2025. O vice-campeão garante vaga na Copa do Brasil e na Série D.
O evento foi coordenado pelo presidente da FSF, Milton Dantas que destacou a importância da partição dos dirigentes e da sociedade ” Uma reunião onde nós conduzirmos de uma forma democrática e transparente e sempre ouvindo os clubes e dirigentes. Ajustando algumas questões no regulamento que geraram algumas discordâncias na última edição do Sergipão. Tudo que foi aprovado e ajustado foi em acordo com os clubes. Agora, a entidade segue mais focada ainda trabalhando para fechar parcerias e a tabela da competição. Tenho certeza que teremos um campeonato superior a edição passada”. Finalizou, Milton Dantas.
com informações FSF