CPI da Manipulação no Futebol ouve federação, atletas e árbitros de Goiás
Primeira audiência da comissão
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a manipulação de resultados em partidas de futebol promove nova audiência pública nesta terça-feira (13) para debater a Operação Penalidade Máxima, do Ministério Público de Goiás, que investiga o aliciamento de jogadores para fraudar o resultado de partidas de campeonatos estaduais e do Campeonato Brasileiro.
“Esta operação revelou a existência de um amplo esquema de manipulação de resultados em competições esportivas, o que representa uma grave ameaça à integridade e transparência do futebol brasileiro”, disse o deputado Yury do Paredão (PL-CE), que pediu o debate.
O deputado Daniel Agrobom (PL-GO), que também solicitou o debate, destacou que, no final de maio, em audiência da CPI, a apresentação do representante do Ministério Público aponta que “trata-se de uma organização criminosa com tarefas bem definidas, que contava com núcleo de apostadores, núcleo de investidores e núcleo de intermediadores”.
Foram convidados, entre outros:
– o presidente da Federação Goiana de Futebol, Ronei Ferreira de Freitas,
– o presidente do Sindicato dos Árbitros de Futebol de Goiás, Paulo César Ferreira de Almeida;
– o ex-presidente do Sindicato dos Árbitros de Futebol de Goiás Cleyton Pereira dos Anjos;
– o presidente do Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado de Goiás, Júlio Cesar Garcias.
Confira a lista completa de convidados
A audiência está marcada para às 14h30, no plenário 9.
Comissão
Instalada no dia 17 de maio, a Comissão Parlamentar de Inquérito é presidida pelo deputado Julio Arcoverde (PP-PI) e tem como relator o deputado Felipe Carreras (PSB-PE).
Da Redação – MB