Brasil faz história e conquista primeira medalha de ouro em Olimpíada de Inverno

Brasil faz história e conquista primeira medalha de ouro em Olimpíada de Inverno

A história foi escrita em Bormio, cidade nos Alpes italianos, próxima à divisa com a Suíça. Neste sábado (14), Lucas Pinheiro Braathen conquistou a primeira medalha do Brasil em uma Olimpíada de Inverno — e já foi de ouro. O esquiador venceu a prova do slalom gigante nos Jogos de Milão-Cortina.

A disputa do slalom gigante é realizada em duas descidas por um percurso marcado por mastros fincados na neve, chamados de “portas”, posicionados a cerca de 25 metros de distância entre si. Os atletas precisam passar por todas elas, e vence quem somar o menor tempo nas duas etapas.

Nascido em Oslo, na Noruega, filho de mãe brasileira, Lucas completou a prova com o tempo total de 2min25s. Ele terminou 58 centésimos à frente do suíço Marco Odermatt, que ficou com a prata. O bronze também foi para a Suíça, com Loic Meillard.

Lucas garantiu a liderança já na primeira descida, ao registrar 1min13s92. Na segunda, fez o 11º melhor tempo, com 1min11s08, mas a marca foi suficiente para manter a vantagem e confirmar o ouro inédito para o Brasil.

Brasil nos jogos

O ouro deste sábado pode ter sido somente a primeira medalha do Brasil em Milão-Cortina.

Na segunda-feira (16), a partir das 6h (horário de Brasília) será a vez do slalom, prova semelhante à versão “gigante”, com a diferença que a distância entre os mastros é menor (cerca de 13 metros).

Além de Lucas e Giovanni, o Brasil será representado pelo carioca Chrisitan Soevik, outro que é filho de pai norueguês e mãe brasileira.

 

Do A8/Lagarto

Daniela Domingos

Daniela Domingos

Jornalista, professora de Filosofia, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing, Gestão Pública e Mídias Digitais, e mestranda em Ciências de Dados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *