Simpósio discute ‘sergipanidades’ e as relações de pertencimento em Aracaju

Simpósio discute ‘sergipanidades’ e as relações de pertencimento em Aracaju

 

No próxima segunda, 23 de outubro, Sergipe será palco de uma reflexão profunda sobre as “sergipanidades” e as complexas relações de pertencimento aos diversos territórios que o compõem. Esse encontro de ideias e saberes ocorrerá durante o simpósio “Sergipanidades: as Relações de Pertencimento aos Territórios.”

Mas afinal, o que são essas “sergipanidades”? O simpósio se propõe a responder a essa pergunta, explorando as diversas percepções sobre as construções das identidades culturais, ligadas aos diferentes territórios do estado de Sergipe. As sergipanidades se revelam dinâmicas, surgindo no cotidiano, em contextos variados e com muitos propósitos. Essas múltiplas identidades culturais sergipanas são subjetivas, ricas em nuances, harmonias e vozes múltiplas.

O Simpósio representa uma celebração dos dez anos de existência do “Projeto Sergipanidades”, que anualmente se faz presente em escolas, arquivos, praças públicas, bibliotecas e outros espaços, contribuindo para uma compreensão mais profunda e rica das identidades culturais sergipanas.

Os participantes terão a oportunidade de refletir sobre o papel das academias municipais de letras e artes, na construção dessas sergipanidades, bem como ampliar o debate sobre o tema em espaços de memória, instituições de ensino e meios de comunicação. Além disso, o evento destaca a importância de publicações que abordem as identidades culturais sergipanas com narrativas variadas, sejam elas orais, escritas ou imagéticas.

O evento, que acontecerá das 8h30 às 18h no auditório da Biblioteca Pública Epiphânio Dória, se torna possível graças à parceria entre o Escritório Estadual do Ministério da Cultura em Sergipe e o Projeto Sergipanidades da UFS. A inscrição pode ser realizada através do portal SIGAA da UFS ou através do link no Google Forms disponível aqui.

Do A8/Lagarto

Daniela Domingos

Daniela Domingos

Jornalista, professora de Filosofia, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing, Gestão Pública e Mídias Digitais, e mestranda em Ciências de Dados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *