Livro ilustrado por IA é desclassificado do Prêmio Jabuti

Livro ilustrado por IA é desclassificado do Prêmio Jabuti

 

Um livro foi retirado da lista de semifinalistas do Prêmio Jabuti, por conter ilustrações totalmente feitas com uso de inteligência artificial (IA). A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (10), pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), organizadora da premiação.

Intitulada como Frankenstein, do designer Vicente Pessôa e publicada pela editora Clube de Literatura Clássica, a obra estava entre os 10 selecionados na categoria ilustração.

No entanto, a CBL explicou que as regras da premiação estabelecem que casos não previstos no regulamento devem ser deliberados pela curadoria, que, por sua vez, avaliou que obras que utilizam IA em sua produção não estavam contempladas nessas regras.

Na opinião do autor, que lamentou o fato, já houveram na história da arte várias polêmicas similares a essa, citando a invenção da fotografia e do cinema. “As pessoas sempre têm medo das coisas novas. A gente fez uma coisa nova, e, agora, com a desclassificação, estamos sendo punidos por isso”, disse Vicente.

Ainda, a CBL informou que a utilização dessas novas ferramentas será discutida nas próximas edições da premiação, assim como a possibilidade de criar uma categoria adequada à obras feitas por IA.

Do A8/Lagarto

Daniela Domingos

Daniela Domingos

Jornalista, professora de Filosofia, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing, Gestão Pública e Mídias Digitais, e mestranda em Ciências de Dados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *