Projeto de realidade virtual do IFS é contemplado no edital Oficinas 4.0 – IFS

Projeto de realidade virtual do IFS é contemplado no edital Oficinas 4.0 – IFS

INOVAÇÃO

A proposta, classificada em primeiro lugar, vai ser desenvolvida no Campus Aracaju e envolve a aplicação de tecnologias digitais na área de manutenção elétrica

Pelo terceiro ano consecutivo, o Instituto Federal de Sergipe é selecionado para implementação das Oficinas 4.0. O edital nº 083/2022, lançado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação, selecionou 40 propostas de instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O primeiro lugar geral da seletiva é um projeto do Campus Aracaju, que receberá um investimento de até R$ 68.000,00 a partir de março de 2023.

A geração 4.0 é observada nos modos de produção baseados em processos de automação, com aplicação de tecnologias digitais, combinadas ao uso intensivo de dados. Essa junção deve resultar em uma melhor viabilidade econômica e aumento da integridade socioambiental da proposta, seja ela na área da indústria, da educação ou economia. É nesse âmbito que o edital buscou contemplar ideias que propusessem um programa de atividades extracurriculares, executadas em espaços de construção coletiva, por meio de aprendizagem baseada em projetos, voltadas à construção de soluções para demandas reais do setor produtivo, com o objetivo de desenvolver, em estudantes do ensino técnico, de graduação e pós-graduação, as competências e habilidades requeridas na área da Economia 4.0.

O professor José Osman dos Santos, pró-reitor de Pesquisa e Extensão, destaca que esse resultado expressa que o IFS já é uma instituição amadurecida em relação ao desenvolvimento de pesquisa aplicada. “Demonstra o compromisso da nossa comunidade acadêmica com desenvolvimento e entrega de uma instituição com qualidade social, que articula o ensino, a pesquisa e a extensão com vistas ao desenvolvimento local, regional e nacional”, enfatizou. 

Ainda de acordo com o pró-reitor, A PROPEX recebe com muito entusiasmo o resultado do edital, já que o IFS tem fortalecido e apoiado iniciativas que objetivam apoiar o desenvolvimento dos arranjos produtivos. “Pensar soluções como essas, adequadas em um contexto de uma forte automatização dos processos no mundo do trabalho, ajuda a promover o desenvolvimento sustentável das regiões atendidas pela instituição. Por fim, esperamos que em 2023, tenhamos um cenário mais favorável do ponto de vista orçamentário para possibilitar a ampliação e fortalecimento de ações de pesquisa e extensão, no sentido de oferecer soluções as demandas sociais e cumprimento da missão institucional”, afirmou.

O projeto está enquadrado na área de manutenção elétrica, focando em três tecnologias: análise termográfica, captação de imagens 360° e realidade virtual. O professor Rômulo Alves de Oliveira, autor da proposta vencedora, defende que essa imersão permite que os alunos tenham uma vivência mais satisfatória de aprendizado. “Os alunos irão analisar o contexto de empresas reais, propor soluções para problemas e poderão ter uma experiência imersiva e participativa”, destacou. O docente explicou ainda que o projeto apresenta um viés social. “Temos uma parceria com uma escola municipal aqui de Aracaju, na qual faremos visitas e apresentaremos a realidade virtual”, pontuou.

Os recuros financeiros repassados serão aplicados em aquisição de materiais, como óculos de realidade virtual, e bolsas – serão quatro bolsistas, estudantes do Campus Aracaju, do curso técnico de eletrotécnica (02); do curso de Engenharia Civil (01) e do Mestrado em Educação (01).

Edital nº 083/2022

No total, 119 projetos foram submetidos ao edital Oficinas 4.0 deste ano. O Instituto Federal de Sergipe teve ainda mais oito projetos classificados como suplentes na seletiva, propostos pelos Campi Aracaju (5), Estância (2) e Lagarto (1).

Do Instituto Federal de Sergipe

Daniela Domingos

Daniela Domingos

Jornalista, professora de Filosofia, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing, Gestão Pública e Mídias Digitais, e mestranda em Ciências de Dados

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