Enem 2025: 95,7 mil candidatos de Belém, Ananindeua e Marituba fazem prova neste domingo
Os 95.784 inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 residentes em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, realizarão o primeiro dia de provas no próximo domingo, 30 de novembro. A aplicação foi adiada nessas cidades por causa da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), sediada em Belém.
Distribuição dos participantes
Belém concentra 69.647 candidatos, enquanto Ananindeua registra 22.183 e Marituba, 3.954. Entre o total de inscritos, 21.775 são concluintes do ensino médio, segundo dados do Painel do Enem, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Cartão de Confirmação
Os participantes devem consultar o Cartão de Confirmação de Inscrição na Página do Participante do Inep para verificar o local de prova. O documento informa número de inscrição, datas, horários e eventuais atendimentos especializados ou uso de nome social.
Procedimentos e horários
As regras seguem as mesmas da aplicação regular. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h (horário de Brasília). A prova começa às 13h30 e termina às 19h, com duração total de 5 horas e 30 minutos. O fuso horário dos três municípios paraenses é o mesmo de Brasília.
O que levar
É obrigatório apresentar documento de identificação oficial com foto, físico ou digital, conforme o edital. O Inep recomenda levar impresso o Cartão de Confirmação. A prova deve ser respondida com caneta esferográfica de tinta preta e corpo transparente, fornecida pelo próprio candidato.
Conteúdo do 1º dia
No domingo, os candidatos resolverão 90 questões objetivas — 45 de linguagens (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira – inglês ou espanhol –, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e 45 de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia) — além da redação em formato dissertativo-argumentativo.
Isonomia das provas
De acordo com o Inep, as provas aplicadas em Belém, Ananindeua e Marituba terão conteúdo diferente das aplicadas no restante do país, mas manterão o mesmo nível de dificuldade para assegurar equidade. A equivalência é garantida pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), que considera a coerência das respostas do participante na definição da nota.
Uso das notas
Os resultados do Enem podem ser utilizados para ingresso em universidades públicas, obtenção de bolsas em instituições privadas, acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), estudo em Portugal, autoavaliação de treineiros e certificação do ensino médio.
Concluintes do ensino médio em 2025 que participarem dos dois dias de exame e estiverem inscritos no programa Pé-de-Meia terão direito a incentivo adicional de R$ 200, pago em parcela única na conta da Caixa Econômica Federal aberta em nome do estudante.
Da 93Notícias