Alunos do Campus Lagarto visitam Centro de Memória Digital em Simão Dias

Alunos do Campus Lagarto visitam Centro de Memória Digital em Simão Dias

 

Visita integra atividades das disciplinas História da Arquitetura e Urbanismo I e II, ministradas pela professora Mariana Barreto

Os estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Lagarto tiveram a oportunidade de conhecer, no último sábado, 24, o Centro de Memória Digital Profª. Enedina Chagas, localizado no município sergipano de Simão Dias. A visita técnica integra as atividades das disciplinas História da Arquitetura e Urbanismo I e II, ministradas pela professora Mariana Barreto.

A iniciativa teve o objetivo de mostrar aos alunos a riqueza arquitetônica, histórica e cultural do prédio, que foi recentemente restaurado. Na ocasião, foi possível estabelecer um diálogo enriquecedor entre os discentes do curso acerca de questões emergentes na área, como a salvaguarda do patrimônio histórico e as casas de memórias.

Durante a visita técnica, os estudantes também fizeram um passeio pelos prédios históricos da cidade, conhecendo a Igreja da Matriz e a casa do Barão de Santa Rosa. Na ocasião, os discentes do curso foram presentados com uma obra sobre a história de Simão Dias, escrita por historiadores e memorialistas.
Experiência

Aluna do 3º período do curso de Arquitetura e Urbanismo do IFS – Campus Lagarto, Cássia Bomfim Moura mostrou-se muito grata pela oportunidade de visitar o Centro de Memória Digital Profª. Enedina Chagas. “A visita evidenciou a integração da tecnologia com o passado. Caminhamos pela cidade contemplando a arquitetura de suas fachadas, assim como vivenciamos um pouco da rotina urbanística local. Foi uma experiência incrível”, relata.

Compartilha da opinião de Cássia o discente Tarcísio de Melo Azevedo, também do 3º período do curso. “Essa experiência é fundamental para a nossa vida acadêmica, além de nos mostrar a importância da preservação dos patrimônios históricos locais”, explica.

A professora Mariana Barreto declarou que a visita proporcionou aos educandos vivenciar aspectos da História da Arquitetura no Brasil e dos bens históricos tombados pelo Instituto do Patrimônio Históricos Artístico e Nacional (IPHAN). “A visita teve como objetivo identificar a riqueza histórica, cultural e patrimonial no Centro de Memória Digital Profª. Enedina Chagas. Além de vivenciarmos experiências exitosas em relação à preservação da cultura, a visita agregou conhecimento aos debates teóricos”, destaca a docente.

Do Instituto Federal de Sergipe

Daniela Domingos

Daniela Domingos

Jornalista, professora de Filosofia, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing, Gestão Pública e Mídias Digitais, e mestranda em Ciências de Dados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *