Energisa orienta sobre redução do consumo de energia e riscos de acidentes elétricos | Sergipe

Energisa orienta sobre redução do consumo de energia e riscos de acidentes elétricos | Sergipe

A Energisa orienta sobre a necessidade de redobrar os cuidados com a segurança pra evitar acidentes com a energia elétrica dentro e fora da residência.

É necessário verificar se existe risco para as crianças. “Uma tomada irregular, por exemplo, é um risco muito grande para as crianças que se divertem usando os eletrônicos. Deixar que a criança use o celular ou tablet enquanto está carregando, ou ligar o videogame junto com outros aparelhos, sobrecarregando a tomada, também são atos inseguros que podem provocar acidentes com consequências graves”, explica o gerente de Operações, Daniel Flor.

Para soltar pipas em ambientes externos, é indicado que as parques e campos abertos, longe de rede elétrica. Em 2022, a Energisa registrou 125 ocorrências de pipas na rede elétrica que interrompeu o funcionamento de energia para 92 mil pessoas.

Consumo de energia

Para ajudar na redução de energia, a Energisa orienta:

  • Estabeleça limite de horário para crianças usarem computadores ou videogames;
  • Se precisar pegar algo na geladeira escolha antes de abrir, quanto mais tempo fica aberta maior é o consumo;
  • Se não estiver usando a televisão, deixe desligada. Nada de ficar com vários aparelhos eletrônicos ao mesmo tempo sem uso;
  • Em geral, luzes indicativas acesas (em stand-by) significam desperdício de energia. Se o equipamento não for utilizado com frequência, retire-o da tomada.
  • Evite, sempre que possível, o ar-condicionado, prefira o ventilador ou a ventilação natural;
  • Deve-se evitar banhos demorados e de se com chuveiro elétrico, dar preferência a posição verão. O chuveiro elétrico, junto com o ar-condicionado são dois dos grandes vilões do consumo.

Do A8/Lagarto

Daniela Domingos

Daniela Domingos

Jornalista, professora de Filosofia, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing, Gestão Pública e Mídias Digitais, e mestranda em Ciências de Dados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *