Prefeitura realiza serviço de drenagem do rio Poxim após inundações no Jabotiana

Prefeitura realiza serviço de drenagem do rio Poxim após inundações no Jabotiana

 

O Senado Federal aprovou, em Agosto, a contratação de empréstimo no valor de R$ 500 milhões junto ao Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), para o desenvolvimento do programa “Aracaju Cidade do Futuro”, que tem o planejamento de diversos projetos de infraestrutura.

Uma das ações previstas é a drenagem do rio Poxim, necessidade que surgiu após as inundações que afetaram o bairro Jabotiana em 2017. Neste ano, diversas famílias precisaram ser retiradas de suas casas na região do Largo da Aparecida, devido às altas chances de alagamento pelas chuvas.

Um estudo técnico revelou que o fundo do rio foi elevado cerca de um metro devido ao acúmulo de sedimentos. Isso diminui a capacidade de absorção das águas das chuvas. Dessa forma, a drenagem consiste na remoção desses sedimentos para devolver ao Poxim a capacidade de absorção das chuvas.

Segundo o secretário, trata-se de uma iniciativa de ampla dimensão, visto que impactará de maneira positiva e permanente toda a comunidade.

O secretário municipal de Defesa Social e da Cidadania (Semdec), tenente-coronel Silvio Prado, afirma que a dragagem do Rio Poxim é mais um passo crucial nesse caminho de resiliência, já que a cidade se prepara para enfrentar desafios climáticos crescentes.

Do A8/Lagarto

Daniela Domingos

Daniela Domingos

Jornalista, professora de Filosofia, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing, Gestão Pública e Mídias Digitais, e mestranda em Ciências de Dados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *