MPSE apura irregularidades em comércios nas praias da Orla de Atalaia em Aracaju

MPSE apura irregularidades em comércios nas praias da Orla de Atalaia em Aracaju

Uma série de audiências com representantes de órgãos municipais e estaduais tem sido realizada para tratar das irregularidades relacionadas ao comércio na faixa de areia da Orla de Atalaia, em Aracaju. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (24) pelo Ministério Público de Sergipe (MPSE).

Entre os dias 2 e 18 de setembro, ocorreram reuniões com o objetivo de alinhar medidas para coibir práticas que desrespeitam normas sanitárias, ambientais e urbanísticas, garantindo a proteção da saúde da população, a preservação do espaço público e o ordenamento urbano.

Durante as audiências, foram identificados problemas como: manipulação e preparo inadequado de alimentos na areia da praia, descarte irregular de resíduos, utilização de veículos em locais proibidos, existência de estruturas irregulares e até perfuração de poços artesianos sem autorização.

A partir dessas constatações, a Vigilância Sanitária apresentou relatórios apontando as precárias condições de higiene nas barracas e reiterou a impossibilidade de manter o preparo de alimentos no local. Já a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) destacou a ausência de autorização para a instalação de barracas na areia e informou que estuda a implementação de um projeto de concessão de carrinhos padronizados com ombrelones, como alternativa para regularização.

A promotora de Justiça responsável pela condução do procedimento, Juliana Checcucci Carballal, orientou que novas inspeções sejam realizadas antes da adoção de medidas mais rigorosas, como a demolição de estruturas irregulares, assegurando, ao mesmo tempo, o diálogo e a informação aos comerciantes.

O MPSE determinou que os órgãos apresentem relatórios das fiscalizações realizadas e oficiou a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) para apurar a existência de poços artesianos sem licença.

 

Do A8/Lagarto

Daniela Domingos

Daniela Domingos

Jornalista, professora de Filosofia, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing, Gestão Pública e Mídias Digitais, e mestranda em Ciências de Dados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *