Jacarés aparecem no conjunto Orlando Dantas em Aracaju
Quem mora ou passa pela região do mangue localizado no conjunto Orlando Dantas, em Aracaju, têm ficado surpreso com a presença de novos visitantes, cerca de 15 jacarés estão pela região.
O flagrante foi feito por populares. De acordo com eles, os animais circulam sempre pelo local. Inclusive, os próprios moradores têm alimentado os jacarés. Segundo o médico-veterinário da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), esta prática pode causar riscos aos bichos.
“A população não deve alimentar porque eles têm uma dieta específica. Às vezes, mesmo com a boa intenção, fornece alimentos indevidos e pode causar enfermidade […] Além disso, o animal pode ficar acostumado e para de caçar, um perigo principalmente para os filhotes”, explica Daniel Allievi.
A Adema ainda não foi oficializada da presença dos jacarés. Somente após confirmar a presença dos bichos que o órgão pode tomar providências. “Após a vistoria, se constatar, pode instalar placas informativas para que as pessoas não se aproximem dele”, pontua.
Ainda de acordo com Allievi, o desenvolvimento urbano impacta na presença dos animais nestes espaços. “Como Aracaju é uma área cercada por rios e mangues, espaços que são naturais das espécies, principalmente a de papo amarelo, a gente não faz o recolhimento. Com o crescimento demográfico, residências e estabelecimento são instalados próximos a esses locais, não temos autonomia para tirar dos locais naturais, a não ser que estejam vindo a causar alguma situação de risco à população”, esclarece.
A Adema pode ser acionada pelo número (79) 9 9191-5535.
Do A8/Lagarto