Aracaju amplia videomonitoramento e operações da Guarda Municipal para reduzir crimes

Aracaju amplia videomonitoramento e operações da Guarda Municipal para reduzir crimes

A Prefeitura de Aracaju intensificou, nos últimos meses, um pacote de ações para reforçar a segurança pública da capital sergipana. O trabalho é coordenado pela Guarda Municipal de Aracaju (GMA), vinculada à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), e combina tecnologia, presença ostensiva e integração com outras forças de segurança.

Monitoramento em tempo real

Dentro do projeto Aracaju Segura, o município instalou aproximadamente 6.500 câmeras distribuídas em 260 pontos, além de dez totens inteligentes e cercamento eletrônico de vias. Os equipamentos permitem resposta rápida a ocorrências e contribuíram para a queda de 19% nos casos de roubo, 5% nos furtos e 24% nas mortes violentas intencionais.

Resultados operacionais

Até 21 de outubro, a GMA registrou 4.330 ocorrências. No período foram apreendidas sete armas de fogo, 232 armas brancas e 43 quilos de drogas, além da recuperação de 20 celulares e 31 veículos — número que supera em larga escala os dois veículos localizados no ano passado.

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, André David Caldas, atribui os avanços à integração das operações. “Tivemos um aumento de 700% nas ações em comparação ao ano anterior. Mais do que números, conseguimos transmitir sensação de segurança à população”, afirmou.

Projetos em andamento

Entre as iniciativas em curso estão o Centro Seguro, a Operação Praça Segura, o Linha Segura no transporte coletivo e a retomada do Ciclopatrulhamento na Orla de Atalaia. A Patrulha Maria da Penha também atua no acompanhamento de vítimas de violência doméstica.

Totens de segurança

Os totens, equipados com câmeras 360º, inteligência artificial e comunicação direta com a Central de Monitoramento, já geraram mais de 100 alertas desde a instalação. Eles estão posicionados em áreas de grande circulação, como os Arcos da Orla da Atalaia, o Mercado Central, o Calçadão da João Pessoa e a feira do bairro Santa Maria.

Aprovação popular

No centro comercial da capital, a policial penal Rita de Cássia Caldas dos Santos relata maior tranquilidade durante as compras. Já na Praia da Cinelândia, o comerciante Aislã Moura destaca que a presença do totem inibiu ações criminosas. Turistas como o casal paulista Sandra e Nicola Anilo também apontam Aracaju como uma das capitais mais seguras do Nordeste.

Combate a flanelinhas

A GMA passou a coibir cobranças abusivas de guardadores de carros em vias públicas. Segundo André David, o problema persistia há mais de uma década e começou a ser enfrentado com ações regulares da Guarda.

Atuação em áreas críticas

Praças dos bairros Farolândia, América, São Conrado, Santa Maria e do conjunto Beira Mar voltaram a ser frequentadas pela comunidade após patrulhamentos constantes. O comandante da GMA, subinspetor de 2ª Classe Ricardo Silva, afirma que o uso de câmeras agiliza prisões, como a de suspeitos que furtaram grades na avenida Tancredo Neves em menos de 20 minutos.

As operações continuarão semanais, segundo o comando da corporação, para garantir a ocupação permanente de espaços públicos e manter a sensação de segurança entre moradores e visitantes.

Da 93Notícias

Daniela Domingos

Daniela Domingos

Jornalista, professora de Filosofia, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing, Gestão Pública e Mídias Digitais, e mestranda em Ciências de Dados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *