Enfermeiros realizam paralisação de 2h em prol do piso da categoria
Seguindo a agenda de manifestação em prol do piso da categoria, os enfermeiros de Sergipe realizam uma paralisação de 2h, entre 12h e 14h desta quinta-feira, 7. O centro da paralisação foi o Hospital de Urgência de Sergipe – Gov. João Alves Filho (Huse).
De acordo com a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (Seese), Shirley Morales, o ato não é só aqui em Sergipe, mas também em outros estados, já que essa é uma mobilização nacional de algumas categorias da área da Saúde.
“Esse ato acontece em uma data simbólica. Hoje é o dia Mundial da Saúde. Queremos reafirmar a importância do SUS e também o desejo de termos a categoria valorizada com a aprovação por parte do Congresso Nacional do piso da categoria. O projeto já está em tratativas avançadas. Tudo indica que ele será votado pelos parlamentares entre o final de abril e o início de maio”, resume Morales.
Ainda de acordo com a presidente do Seese, com a aprovação do piso, algumas injustiças serão corrigidas. “Infelizmente há profissionais que ganham menos que um salário mínimo. É preciso que todos nós, enfermeiros, técnicas (os), auxiliares de enfermagem, tenham essa valorização profissional e salarial”, destaca.
por João Paulo Schneider