Mitidieri se declara para Lula e Rogério pode ser senador da base aliada

Mitidieri se declara para Lula e Rogério pode ser senador da base aliada

 

Este colunista fala muitas vezes que a política é muito subjetiva e a turma faz “ouvido de mercador”, aí vem o governador Fábio Mitidieri (PSD) e, segundo o site nacional “Metrópolis”, o sergipano disse ao petista que “planeja apoiar sua reeleição em 2026, mas rejeitou endossar a pré-candidatura à reeleição do senador Rogério Carvalho (PT)”. Detalhe: a notícia veio à tona logo após a vitória acachapante de Rogério para presidente estadual do PT sergipano.

Rogério como pré-candidato a senador, se tiver um nome competitivo disputando o governo do Estado, poderá surpreender no próximo ano e a leitura foi a ação acelerada do governador Fábio Mitidieri declarando apoio a Lula, talvez temendo não ter o apoio do presidente da República em seu palanque no próximo ano. Em recente declaração, o chefe do Executivo Estadual animou-se em declarar um possível apoio a um presidenciável do seu PSD, o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD).

A impressão é que o governador atravessa um momento de “instabilidade política”, onde ele parece não ter uma referência nacional, e buscou anunciar seu apoio para o presidente Lula. Só que chama a atenção o posicionamento de Fábio Mitidieri porque ele descarta, segundo a reportagem do Metrópolis, apoiar a pré-candidatura de Rogério para o Senado que irá buscar a reeleição. Agora, como perguntar não ofende, tem como separar o apoio a Lula do apoio a Rogério?

O senador acabou de ser eleito presidente estadual do PT, vai ser a “voz mais forte” dentro da legenda em Sergipe, superando o agrupamento liderado por Márcio Macedo. É visível o “esfriamento” de qualquer projeto majoritário do ministro e os partidos de Esquerda devem fechar questão para apoiar Lula para presidente e Rogério para o Senado. Sendo assim, como Fábio Mitidieri trará o presidente da República para seu palanque sem o senador?

Como o governador já declarou apoio para a pré-candidatura de André Moura (UNIÃO) para o Senado, é importante que o senador Alessandro Vieira (MDB) e o ex-prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), que sonham em compor a chapa de senador, fiquem atentos porque por mais que Rogério Carvalho pareça distante de Mitidieri, um entendimento nacional pode unir os dois desafetos até o próximo ano, forçando os outros dois a se lançarem “pré-candidatos independentes” caso não queiram romper com o governo.

Vejam como é dinâmica a política! Em 2022, Rogério e Mitidieri eram adversários ferrenhos e na própria entrevista ao Metrópolis, o governador relata ressentimentos com os ataques proferidos pelo petista na eleição anterior. Agora, olhando para 2026, Fábio se declara para Lula, mas tenta negar o senador petista, cuja composição seria quase que inevitável. É tudo o que Rogério precisa! Resta sabe como a população sergipana irá reagir diante desta articulação…

 

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

Da 93Notícias

Daniela Domingos

Daniela Domingos

Jornalista, professora de Filosofia, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing, Gestão Pública e Mídias Digitais, e mestranda em Ciências de Dados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *