Justiça cassa mandato de vereador de Umbaúba

Justiça cassa mandato de vereador de Umbaúba

 

Na tarde desta quinta-feira (22), a Corte do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) cassou o mandato do vereador Benedito Barreto do Nascimento (PP). O político havia sido eleito no município de Umbaúba, nas eleições municipais de 2024.

No processo, o Ministério Público Federal (MPE) alega que apesar de eleito, o candidato estava com os direitos políticos suspensos. O vereador havia sido condenado em 2023 por improbidade administrativa, onde foi determinado por 10 anos a suspensão dos direítos políticos.

Em defesa, o candidato argumentou que a inelegibilidade não pode ser alegada no momento, pois o MPE não impugnou o registro da candidatura na época.

O magistrado presente no julgamento votou, em unanimidade, a favor do pedido do MPE de cassação do diploma. Conforme prevê o artigo 175, parágrafo 3º e 4°, os votos serão contados para o Partido Progressista , que deverá convocar o candidato suplente.

 

Do A8/Lagarto

Daniela Domingos

Daniela Domingos

Jornalista, professora de Filosofia, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing, Gestão Pública e Mídias Digitais, e mestranda em Ciências de Dados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *