Março Lilás: câncer do colo de útero é terceiro tipo que mais atinge as mulheres
O mês de março é dedicado à campanha de prevenção do câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, terceiro tipo que mais atinge as mulheres. O dado é do Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Ainda de acordo ao INCA, são estimados 17.010 novos casos da doença, o que representa um risco de 13,25 casos a cada 100 mulheres. Esse tipo de câncer acontece por alterações celulares provenientes da Infecção Sexualmente Transmissível pelo Papilomavírus (HPV).
Em Sergipe, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) alerta sobre a prevenção para a doença, uma vez que não apresenta sintomas no estágio inicial.
“É fundamental convencer as mulheres sobre a necessidade da realização do exame de papanicolau. A informação é uma grande aliada para o diagnóstico precoce e redução da mortalidade”, explica a ginecologista do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Liani Patrícia.
A vacina contra o HPV também é uma forma de prevenção e está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde para meninas de 9 a 14 anos.
Sintomas
O câncer de colo de útero pode não apresentar sintomas iniciais, por isso é importante os exames de prevenção. Quando avança no estágio, é comum sangramento vaginal irregular ou após relação sexual. Outras características podem ser, odor, coloração, dor pélvica e queixas urinárias.
Em caso de suspeita, a mulher deve procurar uma Unidade Básica de Saúde.
Do A8/Lagarto