Caso Stefany: laudo aponta que adolescente morreu após consumo de drogas na Barra dos Coqueiros
Nesta sexta-feira (10), a Secretária de Segurança Pública divulgou o laudo que aponta as causas da morte de Stefany Andreia Santos Nascimento, de 16 anos, que faleceu em uma festa de carnaval na Barra dos Coqueiros.
A adolescente estava em uma festa particular, quando passou mal e foi levada ao hospital, mas não resistiu. Inicialmente, a família acreditava que ela teria morrido por espancamento, no entanto, o laudo final do Instituto Médico Legal (IML) aponta que Stefany morreu por infarto agudo do miocárdio que foi induzido pela combinação de cocaína com bebida alcoólica.
De acordo com o IML, “quando há o consumo de cocaína associado à bebida alcoólica, o fígado combina as duas drogas e produz uma terceira substância, denominada cocaetileno, que intensifica os efeitos euforizantes da droga, mas é extremamente prejudicial ao organismo e aumenta os riscos de morte súbita”, detalhou a SSP.
O laudo final indica, ainda, que houve o uso contínuo e prolongado da cocaína, “o que provavelmente aconteceu durante os dias do carnaval e na hora em que a jovem teve a crise, já no final da madrugada”, pontuou a SSP.
Durante entrevista à TV Atalaia, a mãe de Stefany, Elisandra dos Santos, contou que observou lesões no corpo da jovem, por isso, desconfiou que ela poderia ter sido agredida. Porém, o IML esclareceu que as manchas são referentes à mudança de coloração da pele do corpo humano após a morte, justamente em decorrência do acúmulo de sangue em partes do corpo pela ação da gravidade. “Assim, a perícia reforça que por não haver circulação de sangue, esse se acumula de modo que passa a imagem de que seriam lesões na pele”, explica.
A Polícia Civil agora trabalha na reta final para a conclusão do inquérito.
Do A8/Lagarto