Com aumento de imposto, preço da cerveja em Sergipe é o mais caro do Brasil
A cerveja em Sergipe é a mais cara comparada aos preços aplicados em outros estados do Brasil. A diferença ocorre devido aos últimos ajustes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no estado, que elevou os valores dos produtos.
Segundo o presidente da ICMS, Bruno Dórea, a alíquota atual do país está em 22%, tornando o mercado mais competitivo.
“Os donos dos bares e restaurantes já estão sentindo esse aumento, que tem feito com que as cervejas sofram alterações em seus preços. Estamos com a cerveja mais cara do país. E isso afeta na lucratividade dos comerciantes, mas, também, no bolso do consumidor, que também tem sofrido com o aumento de outros produtos devido ao aumento dos impostos”, afirma.
Desvantagem
Devido ao preço elevado em Sergipe, muitos comerciantes tem optado por importar os produtos de outros estados mais próximos, como Alagoas e Bahia. “Isso faz com que Sergipe perca em arrecadação e mais que isso: facilita o processo de entrada de produtos de maneira irregular. O que é grave”, explica o presidente do ICMS.
Ele ainda complementa: “é importante que ocorram diálogos com o setor produtivo [para reduzir os impostos], que, mesmo em cenários tão instáveis, não mediu esforços para ampliar suas atividades e garantir a geração de emprego”.
Do A8/Lagarto