Polícia Militar promove solenidade interna de mudança de uniforme para os alunos do CFO

Polícia Militar promove solenidade interna de mudança de uniforme para os alunos do CFO

A última sexta-feira, 10, foi marcada por atividades que sinalizaram o fim de mais uma etapa na trajetória dos cadetes de 1º ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Turma Lobos. A atividade de transição, que foi coordenada pelos capitães Sérgio Paz e Weniston, bem como pelos aspirantes Magalhães e Maciel, aconteceu no Município de São Cristóvão.

De forma inicial, foi realizada a corrida da tropa empunhando fuzil e entoando canções militares, sob os olhares atentos da população local. Em área rural e alagada, foram feitas progressões com caminhadas e corridas táticas, sendo testadas a resistência e a rusticidade dos cadetes, pondo em prática os conhecimentos adquiridos na disciplina de técnica policial.

No retorno à Escola de Formação de Oficiais (ESFO), toda a tropa em vibração uníssona proferiu o juramento que marcou com emoção a passagem da vestimenta do aluno-oficial para o uniforme de instrução. Para os alunos, esse é um momento de imensurável importância, uma vez que marca a conclusão de mais uma etapa do CFO. A turma composta por 57 cadetes, sendo 43 homens e 14 mulheres, iniciou suas atividades na academia em 14 de novembro de 2022.

Para a cadete Camilla Passos, o momento permite relembrar as experiências vividas durante a semana zero e os desafias enfrentados durante os últimos três meses de curso, os quais atrelavam a apresentação pessoal ao fardamento inicial. Segundo ela, cada etapa encerrada é marcada pela superação dos 57 alunos. Com a emoção aparente, acrescentou ainda que todo o recrutamento físico e psicológico robustece a resiliência e a força do militar, e que a troca de uniforme é uma passagem de extrema significância, externada desde o juramento até o momento em que é possível sentir a farda como a própria extensão.

Tal dinâmica implica um valoroso processo de transformação, que reflete de forma externa, ao passo que também fortalece os laços de união entre os cadetes, dando a eles a certeza de que são, de direito e de fato, integrantes dos quadros da Polícia Militar do Estado de Sergipe.

Última atualização em 15 de fevereiro de 2023 às 03:21:42.

Fonte PMSE

Daniela Domingos

Daniela Domingos

Jornalista, professora de Filosofia, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing, Gestão Pública e Mídias Digitais, e mestranda em Ciências de Dados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *