Município de Socorro recebe equipamentos de alta tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em parceria com o Ministério da Saúde
Com o objetivo de aprimorar o sistema de monitoramento dos dados referentes à sífilis em gestantes e sífilis congênita, na manhã desta segunda-feira, 13, a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), recebeu dois equipamentos de alta tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que tem parceria com o Ministério da Saúde. Os aparelhos foram entregues pelos agentes do Laboratório de Inovação e Tecnologia em Saúde (LAIS) da UFRN.
No Estado de Sergipe, a SMS foi a terceira Secretaria de Saúde a receber os aparelhos. Os equipamentos serão instalados na sala de situação, que passará a funcionar quando todos os demais materiais e aparelhos tecnológicos chegarem ao município. É por meio deles que será possível realizar o acompanhamento e o rastreamento mais detalhado dos casos de sífilis no município. Além disso, também serão feitas videoconferências para manter o contato direto com o Ministério da Saúde, a Rede Estadual e os demais municípios.
O secretário de Saúde, Enock Ribeiro, estava presente e recebeu os equipamentos. Para ele, os aparelhos são essenciais, pois, quando a sala de situação estiver completa e começar a funcionar, eles irão permitir o município averiguar com mais precisão e, assim, terá um controle maior dos casos positivos da sífilis.
A responsável técnica pelo Programa IST/Aids e hepatite virais, Elisângela Góes, destaca a importância do município receber os equipamentos. “É extremamente importante, pois o município vem há alguns anos tentando combater a sífilis. Agradecemos a doação, que é fundamental para implementar as ações já desenvolvidas pelas equipes do município. Quando os demais equipamentos chegarem e a sala de situação passar a funcionar, temos a expectativa de melhorar os índices”, disse a responsável técnica.
O pesquisador do LAIS, Geir Veras, foi um dos agentes responsáveis pela entrega. Ele explica o motivo do município de Socorro ter sido selecionado para receber os equipamentos. “A tecnologia é uma forte aliada no combate à sífilis. O LAIS tem um projeto ‘Sífilis Não’ em parceria com o Ministério da Saúde. Dentro do projeto existem quatro áreas de pesquisa e uma delas é a Vigilância em Saúde. Dentro dela, existe um projeto de implementação de sala de situação epidemiológica. Alguns municípios chaves, como Socorro, possuem as salas. Devido a estrutura existente, os materiais de informática são enviados com o objetivo de fortalecer a rede, principalmente na área tecnológica”, destaca o pesquisador.
Da 93Notícias