“Estamos avançando e os sabem do compromisso que Lagarto tem com eles”
Secretário de Educação de Lagarto, Magson Almeida, fala sobre manifestação realizada pelo SINTESE e lembra dos avanços que a gestão da prefeita Hilda Ribeiro conseguiu para o magistério lagartense
Desde 2019, quando assumiu a gestão municipal, a prefeita Hilda Ribeiro criou uma relação de respeito e reconhecimento com a categoria dos professores municipais. Em seu primeiro ano, Hilda concedeu um reajuste acima do Piso Nacional, buscando diminuir os atrasos ocasionados por anos de desmandos das gestões anteriores.
Em 2020 e 2021, durante a pandemia, mesmo sem atividades nas salas de aula, a gestão da prefeita Hilda Ribeiro garantiu e bancou o pagamento de diversos benefícios que poderiam ter sido cortados naquele momento, a exemplo da regência de classe que foi eliminada na maioria dos municípios brasileiros.
“Durante a pandemia, a gestão garantiu que nossas professoras e professores não tivessem perda financeira. Foi um olhar humanizado com a categoria e eles reconhecem isso”, enfatizou o secretário de Educação, Magson Almeida.
Segundo o secretário, “Lagarto está em processo de negociação com o Sintese, chegaremos em um acordo para que o piso nacional seja votado o mais breve possível pela Câmara de Vereadores e para que possamos assim, mais uma vez, garantir os direitos da categoria”.
Sobre a manifestação, o secretário deixou claro que a gestão municipal respeita a forma de atuação do Sintese. Mas que sabe que as professoras e professores lagartenses, em sua maioria, confiam que todos os seus direitos serão garantidos.
Em Lagarto, manifestações de professores ficaram famosas entre os anos de 2013 e 2016 quando na gestão do ex-prefeito Lila Fraga (saramandaia) os profissionais da educação até “esmola” pediram nos sinais de trânsito devido aos constantes atrasos salariais.