Delegacia de Atendimento à Mulher é destaque nacional pela demanda de trabalho feito pela unidade em Aracaju

Delegacia de Atendimento à Mulher é destaque nacional pela demanda de trabalho feito pela unidade em Aracaju

24 de janeiro de 2023, 17:16

Dos mais de 1,1 mil inquéritos instaurados no ano passado, mais de 81% já foram encaminhados à Justiça

Com a instauração de 1.187 inquéritos policiais durante o ano de 2022, a Delegacia de Atendimento à Mulher de Aracaju (Deam) alcançou destaque nacional pela atuação na rede de proteção às vítimas de violência doméstica e pelo enfrentamento aos crimes que são sofridos pelas mulheres em razão de gênero. Desses mais de 1,1 mil inquéritos, a unidade policial, que é vinculada ao Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV), já encaminhou 969 à Justiça.

Conforme o DAGV, para cada procedimento que gera o inquérito policial, há todo um atendimento técnico e especializado para o acolhimento das vítimas e testemunhas, o que inclusive pode vir a demandar eventuais diligências e requisição de perícias, além da oitiva do suposto autor do crime praticado contra a mulher em razão de gênero. Além desse trabalho punitivista, a Deam também atua com a função preventiva, com a concessão de medidas protetivas de urgência, evitando crimes como o feminicídio.

Em paralelo, a atuação do Deam, vinculada ao DAGV, também traz mais segurança para a vítima poder sair do contexto em que ocorreu o crime contra a mulher, já que as equipes também atuam fazendo o acompanhamento para retirada de objetos e pertences pessoais do domicílio onde ocorreu o fato. Junto a esse trabalho, as equipes da unidade policial também fornece apoio no cumprimento das medidas de afastamento do agressor e também ao encaminhamento da vítima para um novo local.

A delegada Mariana Diniz, diretora do DAGV, reforçou que o trabalho desempenhado pela Deam é de excelência e tem demonstrado resultados positivos. “Isso demonstra o compromisso que a Polícia Civil, por meio das delegacias de atendimento à mulher, que atua não somente na confecção de medidas protetivas, mas que também atua no acolhimento e na oitiva especializada das vítimas e das testemunhas. São várias as atribuições da Deam para o enfrentamento à violência contra a mulher”, destacou.

A diretora do DAGV também enfatizou que as ações desenvolvidas pela Deam acontecem a todo momento com o objetivo de garantir a integridade física e psicológica das vítimas de crimes praticados em razão de gênero. “É um trabalho de suma importância e que é feito dia a dia, a cada minuto e a cada instante, com muito zelo e com muito amor para melhor atender às vítimas de violência em razão de gênero. E é compromisso nosso resguardar a vítima para que ela não fique ainda mais exposta”, enfatizou.

Medidas protetivas em Sergipe

Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022, publicação feita pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), Sergipe encontra-se na terceira posição entre os estados com a maior variação no crescimento do número de medidas protetivas de urgência concedidas no Brasil entre os anos de 2020 e 2021. Sergipe perde apenas para os estados de Goiás e Alagoas. O resultado também é fruto da atuação das equipes de policiais civis da Deam de Aracaju.

Da PCSE

Daniela Domingos

Daniela Domingos

Jornalista, professora de Filosofia, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing, Gestão Pública e Mídias Digitais, e mestranda em Ciências de Dados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *