Polêmica sobre Netinho e Iate revela uma sociedade doente!

Polêmica sobre Netinho e Iate revela uma sociedade doente!

 

Com o passar do tempo a impressão é que estamos perdemos a nossa capacidade de evolução, enquanto sociedade, como parte de uma coletividade. Este colunista pede licença para os leitores, mas precisa questionar, publicamente, a decisão da direção do Iate Clube de Aracaju por suspender a apresentação do cantor baiano Netinho, já anunciado como a estrela do bloco “Amor ao Iate”, que desfilará ainda este mês. A justificativa: o artista teria incentivado os atos antidemocráticos que ocorreram no último dia 8 em BSB, com a destruição de parte do patrimônio público e que feriu o Estado Democrático de Direito.

Se tivesse incentivado os ataques, de fato, Netinho estava equivocado e não teria o respaldo junto a este colunista. Mas, o pior, é que apenas verificando as redes sociais do artista lá consta um comunicado público dele onde nega, com segurança e sem titubear, que não se relaciona e nem compactua com o que aconteceu em BSB. O titular deste espaço não esperava posição diferente do cantor. Mas, ainda assim, a direção do Iate Clube suspendeu sua apresentação, talvez pressionada por integrantes do Partido dos Trabalhadores que se posicionaram contra Netinho nas redes sociais.

A manifestação de integrantes do PT sergipano que não provam a participação do artista baiano em nada e só estimulam a divisão social que temos hoje. Tivemos uma das eleições presidenciais mais duras e equilibradas. O “lulismo” e o “bolsonarismo” disputaram em igualdade e, no final, tivemos um “empate técnico” com pequena vantagem para Lula. Desde então os discursos devem ser pela pacificação e não de exclusão. É isso que se espera do atual presidente da República e de quem traz no discurso “o compromisso com o País”.

Está claro que o posicionamento de Danilo Segundo e João Daniel se deu apenas pelo fato de Netinho ter defendido e votado pela reeleição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). E isso tomou as redes sociais e se transformou em “pressão” contra a direção do Iate Clube de Aracaju, que findou cedendo, sem provas. E agora? Será que para Danilo, João Daniel e outros petistas só podem ser contratados artistas e atletas que votaram em Lula? A quem interessa essa “desconstrução”, essa “divisão social”? E o pior: onde isso vai parar?

Concordando ou não com Netinho, ele é um artista que tem sua história escrita muito antes do embate entre Lula e Bolsonaro. O cidadão pode ser devidamente questionado e combatido, no debate de ideias, mas o profissional da música deve exercer seu trabalho e ponto! E se amanhã o PT deixar a presidência, vamos estimular que todos os cantores petistas sejam perseguidos? Se não for confirmada o envolvimento e a participação do cantor nos atos, até pelo desgaste gerado em Sergipe sobre a sua imagem, todos os envolvidos devem ser devidamente responsabilizados.

Danilo Segundo nem mandato tem, mas João Daniel, um deputado federal e presidente estadual do PT, com todo respeito, se “apequenam” quando adotam essa postura que chega a ser ridícula! Aliás, muito antes do “Amor ao Iate”, ambos devem demonstrar amor a Sergipe e, já que são alinhados com a presidência da República têm obrigação de trabalhar por investimentos para o nosso povo! É preciso deixar de lado essas “picuinhas”, esse embate entre “lulismo” e “bolsonarismo” que é excludente e bem conveniente! Um “prato cheio” para uma sociedade doente…

Veja essa!

Depois de tudo o que aconteceu em BSB, ao longo do último domingo (8), soa fácil apenas reproduzir o óbvio, aquilo que está posto para a sociedade brasileira em geral, mesmo que com acusações infundadas, levianas, açodadas e profundamente politizadas. Uma lástima!

E essa!

Em “teorias de conspiração” um tanto precipitadas e, tão quanto, irresponsáveis! Mas este colunista, do menor Estado da Federação, vai insistir da “teoria da pacificação”! Quem governa, quem gere os destinos do País tem que entender isso, precisa dessa percepção.

Washington Luiz

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), conselheiro Flávio Conceição de Oliveira Neto, prestigiou a posse solene do novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), para o biênio 2023/2025, desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas. A solenidade que ocorreu na tarde da sexta-feira (13) foi realizada no auditório do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), em Maceió (AL).

Flávio Conceição

Além do presidente Flávio Conceição, também representaram o Tribunal de Contas de Sergipe na solenidade o conselheiro Carlos Pinna de Assis e a coordenadora adjunta do Setor Médico, Maria Luiza Lima Dias. “Nós temos uma relação antiga de amizade com o desembargador Washington Luiz, que ao longo dos anos residiu em solo sergipano e construiu uma relação de muito carinho com a nossa gente. Desejamos a ele uma gestão integrada e bastante efetiva à frente do TRE/AL”, comentou Flávio Conceição.

Carlos Pinna

Por sua vez, o decano do TCE/SE, conselheiro Carlos Pinna, entende que a posse do desembargador Washington Luiz para comandar o TRE/AL acaba contemplando a sociedade sergipana. “Não poderíamos deixar de prestigiar uma posse tão concorrida e que também contempla a nós, de Sergipe. O desembargador Washington é um amigo de longas datas, que morou no nosso Estado e construiu fortes laços de amizade. Pelo o seu carinho com o nosso povo, nós que fazemos o TCE/SE estamos especialmente felizes e nos sentimos abraçados pelo carinho e receptividade de sempre”.

Posse I

A nova diretoria do Sebrae Sergipe para o quadriênio 2023-2026 será empossada em solenidade nesta segunda-feira (16 de janeiro), a partir das 19 horas, na sede do órgão. A advogada Priscila Felizola foi eleita superintendente do Sebrae Sergipe no quadriênio 2023-2026 por 10 x4.

Posse II

Também foram eleitos Ivan Sobral, como presidente do Conselho Deliberativo; Brenno Barreto como diretor-técnico do Sebrae Sergipe; e Raimundo Almeida como diretor Administrativo e Financeiro. Em 50 anos de história, Priscila será a primeira mulher a ocupar o cargo de superintendente do Sebrae Sergipe.

Adeus a Clóvis I

Morreu na manhã desse domingo (15), o articulador político Clóvis Silveira, que lutava contra um câncer na bexiga já há alguns anos. O corpo está sendo velado na Rua Itaporanga, no velatório da Osaf, e a cremação acontece nesta segunda-feira (16) em horário a ser definido.

Adeus a Clóvis II

Clóvis era natural de Alagoas, mas morava em Sergipe há mais de 50 anos. Foi dirigente de quatro partidos políticos e era membro do MDB. Ele também foi secretário de estado nas gestões dos governadores Wellington Paixão e João Alves Filho. A coluna externa pesar pela perda aos amigos e familiares.

Bomba!

A Prefeitura de Cumbe precisa ter mais atenção com o que anda acontecendo nos seus quadros. Rumores de falta de crédito nas regras legais e nos princípios da boa prática com os recursos públicos estão surgindo e a impressão é que tem gente “deitando e rolando”, se esquecendo que há quem esteja com os “olhos bem abertos” para essas condutas e seus respectivos atores sociais. É aguardar para ver…

Fabiano 2024

Já de olho na sucessão de 2024, a informação é que em algumas rodas políticas da capital um nome que vem sendo “ventilado” para disputar a Prefeitura de Aracaju é o vereador Fabiano Oliveira (PDT).

Exclusiva!

Na base governista, que teria o apoio do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) e do governador Fábio Mitidieri (PSD), alguns nomes estão sendo especulados, além de Fabiano, como do também vereador Nitinho (PSD) e da deputada federal eleita Katarina Feitoza (PSD), mas este colunista tomou conhecimento que dois outros nomes, de um homem e de uma mulher, também podem surpreender. É aguardar…

Parceria

O Governo de Sergipe, através das secretarias de Estado do Esporte e Lazer e de Políticas para as Mulheres, em parceria com a Federação Sergipana de Futebol (FSF) anunciaram o início do Campeonato Sergipano de Futebol 2023 e a grande novidade deste ano é a meia-entrada para as mulheres durante o mês de março, em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres.

Mariana Dantas

Na apresentação, a secretária Mariana Dantas destacou a realização do Sergipão 2023 e a meia-entrada para as mulheres em março. “Este ano, teremos mais um Campeonato Sergipano organizado e com uma medida que vai incentivar a presença feminina nos estádios durante a competição. Durante todo o mês de março, as mulheres pagarão meia-entrada nos jogos do campeonato nos nossos estádios. Queremos aumentar a presença das mulheres nos estádios e também faremos uma campanha para que os estádios sejam ambientes mais seguros para essas mulheres, uma campanha contra o assédio”, adianta Mariana.

Danielle Garcia

A secretária de Políticas para as Mulheres, Danielle Garcia, também adiantou uma parte da programação desenvolvida para homenagear as mulheres no mês de março. “Nós estamos desenvolvendo uma programação extensa para todo o mês de março. Iremos comemorar o Dia Internacional das Mulheres com diversas atividades que incluem serviços de saúde gratuitos, atendimento jurídico facilitado e meia-entrada para alguns eventos, como será o caso dos jogos do Campeonato Sergipano, que incentivará a presença feminina nos esportes”.

“Casa de Sopapo”

A jornalista Katia Santana, CEO da 7SET Comunicação Estratégica, anunciou a estreia do podcast Casa de Sopapo, cujo objetivo é falar do cenário político de Sergipe e do país, de forma leve e descomplicada. Semanal, o programa estreia no próximo dia 19 e estará disponível, gratuitamente, no Spotify, plataforma em que serão publicados todos os episódios às quintas-feiras, ao meio-dia.

Katia Santana I

A apresentação do programa ficará a cargo da própria jornalista, que é especializada em política e com mais de 20 anos de experiência. Ela vai conversar com diversos personagens do mundo político, sempre tratando de temas relevantes e, às vezes, polêmicos.

Katia Santana II

“O programa é um podcast de e sobre política. Isto é, não trataremos apenas da política partidária, trazendo os ‘sopapos’ ao entrevistado, mas da política enquanto elemento presente diariamente nas nossas vidas. Embora haja uma rejeição latente à política no Brasil, é necessário se fazer compreender que é ela que impacta nosso cotidiano e move o mundo”, explicou Katia.

Fames I

Com o objetivo de evitar a perda de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES) protocolou, na última semana, uma ação de pedido de liminar para que os coeficientes dos municípios não sofram alterações. A medida foi realizada após a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), que não considerou a Lei Complementar 165/2019, que determina o congelamento de perdas de coeficientes do FPM até a finalização de novo Censo Demográfico.

Fames II

O Censo Demográfico é uma importante ferramenta para a formulação de políticas públicas, e um dos fatores levados em consideração para a realização do cálculo do FPM. Com base na prévia do Censo divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Sergipe teve uma redução populacional, o que impacta no cálculo dos coeficientes do FPM, que é feito de acordo com o número de habitantes. Com isso, a estimativa é de que, juntos, os municípios sergipanos tenham uma perda de R$ 44,1 milhões do recurso.

Breno Garibalde I

A arborização urbana proporciona diversos benefícios para as cidades relacionados a estabilidade climática, conforto ambiental, melhoria da qualidade do ar e até na saúde física e mental da população. Também auxilia na redução da poluição sonora e visual. Pensando em tudo isso, o vereador Breno Garibalde destinou R$ 50 mil das suas emendas impositivas para a ampliação do Programa Aracaju Mais Verde, especificamente para a região do centro.

Breno Garibalde II

“Ver o Centro de Aracaju arborizado é um dos meus maiores sonhos. Moramos numa cidade do nordeste, com um sol muito forte e mesmo assim não somos exemplo no quesito arborização. A região central é um dos principais exemplos disso e a gente precisa reverter esse quadro. Um centro arborizado, além de ficar mais bonito, vai trazer mais bem-estar para os cidadãos”, destacou Breno.

Breno Garibalde III

É a primeira vez na história da capital sergipana que a Câmara de Aracaju possui acesso às emendas impositivas. Essa conquista foi uma luta muito encabeçada por Breno no início do mandato e consiste em verbas que devem ser apontadas dentro do orçamento do executivo. Cada vereador indica para onde quer indicar um valor específico, dentro do montante a que cada um tem direito, e o executivo faz a destinação, sendo que 50% do valor deve ser encaminhado obrigatoriamente para a saúde.

Campo em Laranjeiras I

O prefeito de Laranjeiras, José de Araújo Leite Neto (Juca), assinou contrato com a Caixa para construção de um espaço de lazer no bairro Mussuca. De acordo com o gestor municipal, 2022 foi um ano bastante positivo para a cidade e em 2023 a Prefeitura irá trabalhar ainda mais para promover o desenvolvimento de Laranjeiras e garantir mais qualidade de vida para os laranjeirenses.

Campo em Laranjeiras II

“O ano de 2022 foi de muito desenvolvimento em Laranjeiras, mas não podemos parar. Quero avisar a comunidade da Mussuca que, com a graça de Deus, conseguiremos construir o tão sonhado campo de futebol. Vamos cuidar de toda parte burocrática, mas ainda esse ano quero iniciar essa obra que é um sonho antigo dos moradores deste bairro”, disse Juca em vídeo publicado nas redes sociais.

Hospital Santa Isabel

A diretora do Hospital e Maternidade Santa Isabel, Débora Leite, acompanhada da diretoria, recebeu o novo presidente do Ipesaúde, Cláudio Mitidieri, o diretor de Assistência em Saúde, Sylvio Cardoso e comitiva técnica do Instituto. Na oportunidade, a instituição – que dispõe de uma estrutura voltada ao atendimento de pacientes particulares e conveniados – fez a entrega dos 16 novos leitos de enfermaria, que estarão disponíveis para os usuários do Ipesaúde.

Débora Leite

O Santa Isabel Convênios e Particulares, iniciou, no mês de novembro, as obras das novas enfermarias da instituição e já apresenta novidades para os pacientes conveniados, médicos e colaboradores. A nova ala do hospital foi entregue e 16 novos leitos estão disponíveis. Débora Leite explica que o objetivo é mais do que ampliar.  “O Hospital reforça o compromisso da entidade em ser uma referência, aumentando a sua capacidade de atendimento para receber os beneficiários do IPES e oferecendo mais conforto aos pacientes e acompanhantes”, complementa.

Estrutura ampla

O setor de saúde suplementar dispõe de uma estrutura ampla com centro cirúrgico, apartamentos privativos, laboratórios com tecnologia avançada, suíte de parto humanizado, UTI neonatal e adulto, com a realização de cirurgias eletivas gerais, adulto e pediátrico, consultas de cirurgias previamente agendadas, serviços de assistência ao parto com cuidados de especialistas e exames.

Novos Investimentos

A diretora Débora Leite aproveitou a oportunidade para mostrar onde será feita a nova ala pediátrica. “Iniciamos um projeto com obras que estão sendo implementadas na estrutura física do Hospital, propiciando melhorias técnicas, de acolhimento e humanização aos pacientes e beneficiários. Vamos continuar ampliando e implementando aperfeiçoamentos nos próximos meses,” afirmou.

ROCK SERTÃO I

Estão abertas as inscrições para o Quero Tocar Rock Sertão 2023. Os artistas interessados devem se inscrever no site rocksertao.com.br até o dia 24 de fevereiro deste ano. O Festival de Música e Arte Independente Rock Sertão é o mais longevo da história da cultura sergipana no seguimento.  Desde o primeiro ano, em maio de 2001, o Festival já passou por 14 edições. Tem em média 100 inscrições e já recebeu material de artistas de todos os cantos do Brasil e também artistas internacionais.

ROCK SERTÃO II

O Rock Sertão atua no intercâmbio e difusão da cena independente/alternativa local, regional e nacional, agregando em sua programação apresentações musicais, teatro, exibição de curtas metragens, fórum de discussão, oficinas e palestras. O Rock Sertão acontece nos dias 21 e 22 de maio, em Nossa Senhora da Glória, com acesso gratuito para todas as atividades.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Da 93Notícias

Daniela Domingos

Daniela Domingos

Jornalista, professora de Filosofia, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing, Gestão Pública e Mídias Digitais, e mestranda em Ciências de Dados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *