100% das metas: dezesseis leis aprovadas na Alese para a Educação

100% das metas: dezesseis leis aprovadas na Alese para a Educação

Educação Estadual faz teste de aceitabilidade para inserção de nova proteína no cardápio escolar

Foto: Governo de Sergipe

 

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Departamento de Alimentação Escolar (DAE), realizou na manhã desta sexta-feira, 16, no Centro de Excelência Professor José Carlos de Souza, em Aracaju, o teste de aceitabilidade com estudantes para a proposta de inserção de nova proteína no cardápio escolar 2023.

A diretora do Departamento de Alimentação Escolar (DAE), Edneia Sobral, explica que o teste de aceitabilidade também foi aplicado em outras duas unidades escolares de territórios diferentes. “O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação determina que, ao introduzir um alimento novo no cardápio, é preciso atingir 80% de aceitabilidade com base de 100 a 500 estudantes participantes. Este ano aplicamos o teste também nos colégios estaduais Arabela Ribeiro (Estância) e Abelardo Barreto do Rosário (Tobias Barreto). Após o resultado, vamos incluir o item no planejamento de compras para o pregão eletrônico para o novo ano letivo”, contou. 

Foto: Governo de Sergipe

 

A proteína a ser inserida na alimentação escolar do próximo ano é o lombo suíno ao molho, opção com pouca gordura e apropriada para acompanhar outros alimentos já servidos nas escolas, como o cuscuz, arroz e macaxeira, por exemplo. De acordo com a nutricionista do DAE, Dayanne Marques, cada um dos estudantes deve preencher a cédula de votação. “Os estudantes vão degustar e informar a opinião sobre o cheiro, sabor, textura e tempero. Na cédula, eles marcam a opção que vai de 1 a 5 e indicam ‘detestei´, ´não gostei´, ´indiferente´, ´gostei´ e ´amei’. Ao recolher, vamos calcular o resultado juntamente com as outras unidades em que o teste de aceitabilidade foi aplicado”, relatou. 

A receita foi pensada pela gastrônoma do DAE, Yona Ferreira, que se baseou nos produtos fornecidos para as escolas. “Eu pensei em uma receita com os itens que encontramos na escola e que fossem muito ricos em sabor. Visitando as escolas, consigo perceber que os pratos com molho são os que os estudantes mais gostam, e o lombo suíno pode ser servido com cuscuz e arroz, que é de grande preferência deles”, destacou. 

Foto: Governo de Sergipe

 

Jefferson Rodrigues e Liriel Alves, ambos da 2ª série do Ensino Médio, participaram do teste. Segundo Jefferson Rodrigues, a carne servida estava bem temperada. “Uma delícia e com um tempero ótimo, combina principalmente com arroz. Não tenho nada a reclamar”, contou. Já Liriel Alves disse que “a carne estava uma delícia e eu acredito que os alunos vão gostar muito dessa nova opção”, concluiu.

Fonte:www.se.gov.br
 

Da 93Notícias

Daniela Domingos

Daniela Domingos

Jornalista, professora de Filosofia, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing, Gestão Pública e Mídias Digitais, e mestranda em Ciências de Dados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *