Operação investiga encalhamento de embarcação na foz do São Francisco
Uma operação coordenada pela Marinha do Brasil foi realizada nesta quarta-feira, 13, no município sergipano de Breno Grande, para investigar o encalhamento de uma embarcação na foz do Rio São Francisco, na divisa entre Sergipe e Alagoas. A Polícia Militar de Sergipe, a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) e o Corpo de Bombeiros também estão envolvidos.
A embarcação foi encontrada abandonada e encalhada na última sexta-feira, 8. Dentro dela havia diversas mercadorias irregulares e sem nota fiscal, supostamente oriundas de contrabando. A suspeita é que a rota está sendo utilizada por criminosos para driblar a ação de órgãos fiscalizadores.
A PM não deu detalhes, mas afirmou que as equipes foram acionadas para preservar o local das investigações em virtude da presença da população. Já o Corpo de Bombeiros informou que quatro mergulhadores estiveram no local e que foi acionado pela Adema para auxiliar na ação.
A Capitania do Portos de Sergipe ainda não se pronunciou sobre a ação realizada hoje, mas em comunicado divulgado na noite da última terça-feira, 12, disse que a Equipe de Inspeção Naval junto com as equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) verificaram que não riscos de poluição hídrica e que tomou as medidas cabíveis em relação à segurança da navegação.
O órgão disse ainda que circunstâncias do encalhe estão sendo investigadas pela Capitania dos Portos em Penedo, que já instaurou um inquérito administrativo. Já em relação a carga que estava na embarcação, as autoridades competentes do Estado de Alagoas estão a cargo das investigações.
Por Luana Maria e Verlane Estácio