Vazão em Xingó é reduzida para 1800m³/s em dias úteis

(Foto: André Schuler)

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) anunciou mais uma redução da vazão na Hidrelétrica Xingó nesta segunda-feira, 4, por meio de uma carta circular. Desta vez,  a defluência média diária passará de 2000m³/s para 1800m³/s em dias úteis. Aos finais de semana, a vazão continua em 1500m³/s.

A redução trata-se do processo de otimização energética para atendimento do Sistema Interligado Nacional – SIN, conforme determinação do Operador Nacional do Sistema (ONS).

“Ressaltamos que a situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada, podendo haver alterações nestes valores em função da evolução das chuvas e vazões na Bacia do Rio São Francisco e conforme sejam as necessidades de geração de energia apresentadas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS). Caso as alterações na programação e defluência se configurem, serão previamente comunicadas, com o horizonte que as ferramentas disponíveis possibilitam”, diz a carta.

Além disso, a companhia chama a atenção mais uma vez para a importância da não ocupação de áreas no leito do rio, haja vista eventual aumento no nível das águas, visto que ainda estamos durante o período úmido ainda em curso e possibilidade de elevação das vazões a depender da evolução de chuvas na Bacia.

Por Luana Maria e Verlane Estácio com informações da Chesf

 

Daniela Domingos

Daniela Domingos

Jornalista, professora de Filosofia, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing, Gestão Pública e Mídias Digitais, e mestranda em Ciências de Dados