Universitários visitam a rotina da Câmara de Aracaju por meio da Escola do Legislativo Municipal
Discentes do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Sergipe (UFS) realizaram uma visita técnica a Câmara Municipal de Aracaju (CMA), em uma iniciativa articulada pela Escola do Legislativo de Aracaju Professora Neuzice Barreto de Lima. O objetivo da visita foi proporcionar aos acadêmicos uma compreensão profunda do processo legislativo e da dinâmica política local.
De acordo com o diretor da Escola do Legislativo de Aracaju, Marcos Aurélio, receber os alunos de Ciências Sociais da UFS é uma honra para a Escola do Legislativo. “Nossa missão é desmistificar o trabalho parlamentar e mostrar que a Casa é um espaço para quem estuda as relações sociais e políticas, entre outros. Queremos que esses futuros profissionais saiam daqui entendendo que a democracia se fortalece com a participação e o conhecimento técnico do processo,” afirmou.
A visita contou com um bate-papo sobre a história da CMA e a função dos setores. “Hoje eu vi um parlamento, além da teoria, pude vivenciar como é o funcionamento da Casa do Povo. O que me chamou mais atenção foi o cuidado que a CMA tem com a transparência por meio do setor de taquigrafia, pois os taquigráficos escrevem em códigos, depois digita e o material vai ao portal da Câmara para que a população possa ter acesso a todos os debates diariamente”, explana a discente do curso de Ciências Sociais da UFS, Iasmin Maisa.
Depois de visitar os setores da CMA, a turma de universitários pôde dialogar com o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Ricardo Vasconcelos. “Hoje recebemos os amigos da Universidade Federal de Sergipe (UFS), parabenizo o curso de Ciências Sociais e ressalto que é importante as disciplinas saírem da sala e virem ao órgão e conhecerem de perto como é o seu funcionamento e aproveito para dizer que estamos de portas abertas para receber universitários e a população”, destaca o presidente da CMA, Ricardo Vasconcelos.
Fonte: AssCom