Luto na aviação: Morre aos 57 anos Constantino Júnior, fundador da GOL Linhas Aéreas
Morreu na manhã deste sábado (24) o empresário Constantino de Oliveira Júnior, fundador e ex-CEO da GOL Linhas Aéreas. Aos 57 anos, Júnior — como era carinhosamente conhecido no setor — ocupava atualmente a presidência do Conselho de Administração da companhia. A causa do falecimento não foi divulgada pela família.
O homem que democratizou o céu
Filho do lendário empresário do setor de transportes terrestres, Nenê Constantino, Júnior herdou o espírito empreendedor, mas decidiu trilhar um caminho nas nuvens. Há 25 anos, ele fundou a GOL com uma premissa audaciosa: “Voar pode ser para todos”.
Sob sua liderança, a GOL introduziu no Brasil o conceito Low Cost, Low Fare (Baixo Custo, Baixa Tarifa), eliminando serviços de luxo para oferecer passagens com preços competitivos, muitas vezes comparáveis aos de ônibus interestaduais.
Um legado de transformação
A GOL publicou uma nota oficial de pesar, destacando que a visão de Júnior impulsionou o desenvolvimento do país:
“Ele idealizou e construiu a mais brasileira das companhias aéreas — uma empresa que democratizou o acesso ao transporte aéreo e transformou a trajetória de milhões de pessoas”, afirmou o comunicado do Time de Águias.
Hoje, a companhia faz parte do grupo internacional Abra Group, mas mantém os pilares de simplicidade e inteligência operacional estabelecidos por Júnior em sua fundação.
Da 93Notícias