MPT-SE e Ancat alinham novas ações para impulsionar cooperativas de catadores em Sergipe

MPT-SE e Ancat alinham novas ações para impulsionar cooperativas de catadores em Sergipe

O Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) e a Associação Nacional dos Catadores (Ancat) definiram, em reunião nesta segunda-feira (12), estratégias para fortalecer as cooperativas de catadoras e catadores de materiais recicláveis no estado. O encontro ocorreu na sede do MPT-SE, em Aracaju.

O procurador do Trabalho Emerson Albuquerque, que coordena regionalmente a Coordenadoria Nacional de Promoção da Regularidade do Trabalho na Administração Pública (CONAP), abriu os trabalhos destacando o início de mais um biênio do Projeto de Inclusão Socioeconômica das Catadoras e Catadores em Sergipe, braço local de iniciativa nacional do Ministério Público do Trabalho. “Nosso objetivo é discutir os problemas dos catadores, buscar soluções e garantir mais dignidade a esses trabalhadores”, afirmou.

O presidente da Ancat, Roberto Rocha, elogiou a atuação do MPT-SE na estruturação das cooperativas. “O que está sendo feito em Sergipe tornou-se modelo importante que pode ser levado a outros estados. O MPT-SE é um verdadeiro parceiro dos catadores”, disse.

Também participaram da reunião Jackson Miller, presidente da Cooperativa União; Aliara Kosane, representante da mesma cooperativa; Socorro Soares, do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis em Sergipe; e Adriano dos Santos, representante da Ancat no estado.

Nos últimos anos, recursos do MPT-SE, Justiça do Trabalho, Ministério Público de Sergipe (MPSE) e Ministério Público de Contas de Sergipe (MPCSE) possibilitaram a entrega de galpões em municípios do interior, além da aquisição de prensas e fardamentos para as cooperativas. As instituições preveem ampliar as ações até 2026, com o objetivo de garantir condições adequadas para a coleta seletiva, especialmente após o fechamento de todos os lixões em Sergipe.

“O apoio do MPT-SE tem sido fundamental para que as cooperativas de Aracaju e de diversos municípios disponham de equipamentos e infraestrutura de trabalho digna”, reforçou Adriano dos Santos.

Da 93Notícias

Daniela Domingos

Daniela Domingos

Jornalista, professora de Filosofia, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing, Gestão Pública e Mídias Digitais, e mestranda em Ciências de Dados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *