Produção pecuária de Sergipe bate recordes no 3º trimestre de 2025

Produção pecuária de Sergipe bate recordes no 3º trimestre de 2025

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a produção animal de Sergipe alcançou os maiores volumes da série histórica no terceiro trimestre de 2025. O período registrou avanço no abate de bovinos, na captação de leite cru e na produção de ovos de galinha.

Abate bovino cresce quase 12% em um ano

Entre julho e setembro, foram abatidas 25.235 toneladas de carcaças bovinas no estado, alta de 11,9% em comparação com o mesmo trimestre de 2024 e de 4,7% ante o segundo trimestre deste ano. O volume representa incremento de 8% em relação ao terceiro trimestre do ano passado e 3,2% se considerado apenas o trimestre imediatamente anterior.

Segundo Hellie Mansur, chefe da Seção de Pesquisas Agropecuárias do IBGE em Sergipe, o abate de vacas mantém tendência de crescimento desde 2024, enquanto o de bois segue estável. No cenário nacional, o abate de fêmeas superou o de machos pela primeira vez na série histórica.

Captação de leite ultrapassa 154 milhões de litros

Os estabelecimentos sob inspeção sanitária federal, estadual ou municipal adquiriram 154,3 milhões de litros de leite cru no terceiro trimestre, aumento de 27,6% frente ao mesmo período de 2024 e de 6,9% em relação ao trimestre imediatamente anterior.

Produção de ovos avança 26,5%

No mesmo intervalo, a produção de ovos de galinha atingiu 10,7 milhões de dúzias, crescimento de 26,5% na comparação anual e de 6,2% ante o segundo trimestre de 2025.

“Os resultados refletem um bom momento da produção animal em Sergipe, com recordes no abate de bovinos, na aquisição e processamento de leite e na produção de ovos de galinha”, destacou Hellie Mansur.

Da 93Notícias

Daniela Domingos

Daniela Domingos

Jornalista, professora de Filosofia, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing, Gestão Pública e Mídias Digitais, e mestranda em Ciências de Dados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *