Anvisa proíbe uso de substâncias potencialmente cancerígenas em produtos para unhas
 
					A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, nesta quinta-feira (30), o uso de duas substâncias químicas, o TPO (óxido de difenil [2,4,6-trimetilbenzol] fosfina) e o DMPT (N,N-dimetil-p-toluidina), também conhecido como dimetiltolilamina (DMTA), presentes em produtos utilizados para esmaltação e alongamento em gel que exigem exposição à luz ultravioleta ou LED.
A decisão tem como objetivo proteger tanto os consumidores quanto os profissionais que trabalham com esses produtos.
De acordo com a Anvisa, estudos apontam que o DMPT pode causar câncer em humanos, enquanto o TPO é tóxico para a reprodução e pode afetar a fertilidade. Com a medida, o Brasil se alinha às normas da União Europeia, que também baniu recentemente o uso dessas substâncias.
A resolução determina a proibição imediata da fabricação, importação e registro de novos produtos que contenham TPO ou DMPT.
Já os estabelecimentos comerciais e salões terão 90 dias para interromper a venda e o uso dos produtos que ainda estiverem no mercado. Após o prazo, todas as notificações e registros serão cancelados, e as empresas deverão recolher os itens restantes.
Do A8/Lagarto
 
				 
			 
			 
			