Governo Federal desenvolve superplataforma tributária 150 vezes maior que o PIX

O governo federal está trabalhando na criação de uma plataforma tecnológica inédita no mundo para gerenciar o pagamento de impostos sobre produtos e serviços. A ferramenta, que será 150 vezes maior que o PIX, vai operacionalizar o recolhimento dos novos tributos sobre o consumo previstos na reforma tributária: o IBS (de estados e municípios) e a CBS (do governo federal). Esses novos impostos substituirão o PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS.
Milhares de profissionais, incluindo técnicos da Receita Federal, desenvolvedores do Serpro e engenheiros de grandes empresas de tecnologia, estão envolvidos no projeto. O objetivo é criar um sistema capaz de processar um volume gigantesco de informações.
De acordo com o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, a plataforma terá que receber cerca de 70 bilhões de documentos por ano, um volume comparável ao do PIX. No entanto, a diferença principal é a quantidade de dados em cada documento. “No PIX, você tem pouca informação… Na nota, tem um monte de outras informações sobre o produto, sobre quem emite, sobre o crédito”, explicou. Essa complexidade faz com que o volume de cada documento seja cerca de 150 vezes maior que o de uma transação do PIX, daí o gigantismo do projeto.
Da 93Notícias