Fantasma de 2022: O maior adversário de Mitidieri é seu próprio governo

O projeto de reeleição do governador Fábio Mitidieri (PSD) está muito longe de ter um ambiente de “céu de brigadeiro” e, na avaliação fria e objetiva deste colunista, considerando o pleito de 2026 hoje o seu maior adversário é o seu próprio governo. Há excesso em apoios políticos, em volume de recursos e em propaganda e publicidade, mas faltam carisma e confiança. Não à toa que, em alguns levantamentos realizados (e divulgados), vários nomes da oposição são competitivos diante de Mitidieri.
Tem muita gente “embaixo do guarda-chuva governista”, repetindo diversas vezes frases de eleitos e discursos vazios, apostando em uma eleição de W.O. diante de uma oposição que, alguns setores tentam construir narrativas de suposta divisão, intrigas e muitos conflitos internos, quando na verdade cada um ator social nesta conta sabe do seu tamanho, importância política e do quanto poderá ser decisivo na eleição estadual de 2026.
Os rumores de que podemos ter três pré-candidaturas fortalecidas ao governo do Estado, no próximo ano, acendeu o alerta amarelo por parte da Casa Civil e de quem toma as decisões ao lado de Mitidieri. Tem muito “puxa-saco” solto por aí, pronto para tecer elogios e dizer ao gestor público aquilo que lhe soa bem nos ouvidos, algo que nem sempre está em sintonia com o que acontece na prática, sinalização que afasta o voto espontâneo e traz à tona o “fantasma de 2022”!
Alguns aliados do governador insistem em orientá-lo de que tudo vai bem, que a aprovação popular atinge uma maioria folgada e que nenhum nome da oposição teria condições de lhe fazer frente nas urnas. Mas uma campanha eleitoral vem constituída de uma série de fatores, dentre eles a comoção e o apelo popular. Às vezes, alguém que não é o favorito, consegue surpreender nas urnas com um perfil mais carismático junto ao eleitorado em geral.
Os problemas na Saúde pública se acumulam e há muito por fazer na Educação, Pastas fundamentais e que precisam de tudo neste momento, menos de interesses políticos de aliados do governador, dos secretários e de toda a base. Se olhar para os serviços “dispensados” pela Iguá Saneamento, aí o cenário é de caos! Os governistas tentam encontrar alternativas, explicações, mas todas as narrativas “esbarram” na falta de água nas torneiras por tempo indeterminado!
A impressão é que o “fantasma de 2022” continua rondando o Palácio de Despachos e o maior adversário de Fábio Mitidieri é seu próprio governo! Se lhe sobra apoio político, falta respaldo popular. E quanto mais pré-candidaturas competitivas em 2026, maior será o desafio do governador em conquistar o eleitorado indeciso para a sua reeleição. Não basta parecer que se trata de um governo fortalecido, quando a gestão tinha que ser mais eficiente e confiável…
CRÍTICAS E SUGESTÕES
habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com
Da 93Notícias