Governo Federal lança pacote de R$ 30 bilhões para apoiar setores produtivos afetados por tarifaço dos EUA | Brasil

Nesta quarta-feira (13), o Governo Federal anunciou um pacote de medidas para apoiar os setores produtivos brasileiros impactados pelo tarifaço de 50% imposto pelos Estados Unidos. O plano prevê a liberação de R$ 30 bilhões em crédito, viabilizados por meio de uma medida provisória intitulada MP Brasil Soberano.
As medidas serão financiadas por crédito extraordinário ao Orçamento, mecanismo utilizado em situações emergenciais e fora do limite de gastos do arcabouço fiscal, o mesmo recurso adotado no ano passado para atender as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a prioridade será dada a pequenas empresas e à exportação de alimentos perecíveis.
“A gente está pensando em ajudar as pequenas empresas que exportam espinafre, frutas, mel e outras coisas. Empresas de máquinas. As grandes empresas têm mais poder de resistência. Acho que vai ser importante para a gente mostrar que ninguém ficará desamparado pela taxação do presidente Trump”, declarou o presidente.
Além disso, o pacote visa preservar empregos e ampliar mercados alternativos para os setores afetados.
“Vamos cuidar dos trabalhadores dessas empresas. Vamos procurar achar outros mercados para essas empresas. Estamos mandando a outros países a lista das empresas que vendiam para os Estados Unidos, porque a gente tem um lema: ninguém larga a mão de ninguém”, completou Lula.
Do A8/Lagarto