Ginastas sergipanas conquistam pódio no Torneio Regional Nordeste de GR 2025

Ginastas sergipanas conquistam pódio no Torneio Regional Nordeste de GR 2025

Ginastas do Clube Jardins Iracema Alves brilharam no Torneio Regional de Ginástica Rítmica 2025, realizado em Natal (RN), de 07 a 10 de agosto, como as únicas sergipanas a conquistarem diversos lugares no pódio e classificação para disputas nacionais.

Entre os títulos, o destaque foi a atleta Maria Sophia Santos (Pré-Infantil 1), que conquistou cinco medalhas: ouro no individual geral por bloco; prata no individual geral, no aparelho corda e no conjunto; e bronze nas mãos livres. Com esses resultados, ela conquistou vaga para integrar a seleção do Nordeste no Torneio Nacional, que acontecerá em São Paulo, no mês de novembro.

Para Maria Sophia, foi uma semana de muita experiência. “Estou muito feliz por ter ganhado quatro medalhas na competição e por deixar minhas treinadoras orgulhosas e satisfeitas por nosso desempenho. Com muito treino, foco e determinação chegamos a esse resultado para o nosso estado. Foi muito emocionante e gratificante, um aprendizado que vou levar para o resto da minha vida”, relata.

Outras conquistas foram o bronze pelo conjunto infantil, composto pelas atletas: Luiza Giovanna Belchior; Elisa Albuquerque; Lara Beatriz Oliveira; Tarsila Buarque; e Sophia Mattos. A equipe também conquistou vaga para integrar a seleção do Nordeste no Torneio Nacional. Já o conjunto pré-infantil, composto por Maria Sophia Santos, Elisa Carvalho, Beatriz Noia, Bianca Andrade e Valentina Rezende, conquistaram a prata por mãos livres.

A treinadora da equipe, Maria Fernanda Britto, destaca a importância dos títulos e da classificação para mais uma etapa, a nacional. Além de competir com todo o Nordeste que já é uma grande disputa, essa competição é seletiva para avançar para o Torneio Nacional. “O resultado também vem como uma premiação pelo esforço diário das nossas atletas e treinadoras, que trabalham incansavelmente para alcançar os objetivos planejados”.

De acordo com a diretora técnica, Iracema Alves, o time de ginastas está muito bem preparado, o que reafirma o nível da ginástica sergipana para a continuidade do trabalho nas competições, com  grandes resultados, não só para a nossa equipe, mas para o estado e consequentemente o país, já que há títulos nacionais e internacionais. “Nossa base vem forte. Estamos com atletas muito bem preparadas. Todos esses resultados fazem parte de um grande trabalho multiprofissional, em equipe”, ressalta.

A competição contou com 47 clubes de 8 estados do nordeste e cerca de 450 atletas.

Outros títulos

As cinco ginastas já possuem outros títulos inéditos. Dentre elas, Maria Flávia Britto é bicampeã sul-americana e vice-campeã pan-americana (categoria adulto); Sophia Rocha é bicampeã brasileira e bicampeã sul-americana (categoria infantil); Maria Vitória Silva também é bicampeã brasileira e bicampeã sul-americana (categoria infantil); Lara Prates é vice-campeã brasileira (categoria infantil); e Emanuella Coradine Castilho é campeã brasileira e bicampeã sul-americana (categoria pré-infantil).

Recentemente também alcançaram o primeiro pódio no Torneio Internacional Phoenix Cup 2025, em Sófia/Bulgária, com nove medalhas conquistadas por cinco ginastas da equipe: Maria Flávia Brito; Sophia Rocha; Maria Vitória Silva; e Emanuella Coradine.

Equipe Técnica

Além de Iracema Alves, a equipe técnica do clube também é composta pela treinadora Maria Fernanda Britto; Maria Clara Fabri (auxiliar técnica); e Hemanoel Azevedo (preparador físico).

Do A8/Lagarto

Daniela Domingos

Daniela Domingos

Jornalista, professora de Filosofia, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing, Gestão Pública e Mídias Digitais, e mestranda em Ciências de Dados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *