Huse registra mais de 50 atendimentos por queimaduras durante período junino em Sergipe

Quase 30% dos casos foram considerados graves; sete pacientes ficaram feridos com fogos de artifício
Durante as festividades de junho em Sergipe, o Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) registrou 58 atendimentos por queimaduras entre os dias 1º e 29 do mês. Desses casos, 15 pacientes precisaram ser internados por apresentarem quadros mais graves. Segundo a unidade, sete das internações foram provocadas por fogos de artifício.
Apesar de preocupante, o número representa uma redução significativa em relação ao mesmo período de 2024, quando 28 pessoas foram internadas por queimaduras na mesma unidade hospitalar.
O Huse reforça que os acidentes com queimaduras são frequentes durante os festejos juninos e, em muitos casos, poderiam ser evitados com medidas simples de segurança, principalmente no manuseio de fogueiras e artefatos explosivos.
Recomendações em caso de queimadura:
Apagar o fogo e resfriar a área afetada com água corrente em temperatura ambiente;
Cobrir a região com um pano limpo;
Procurar imediatamente atendimento médico;
Evitar receitas caseiras como aplicação de manteiga, pasta de dente, óleo ou borra de café, que podem agravar o quadro clínico.
Em relação às crianças, especialistas orientam que fogos de artifício não devem ser entregues aos menores. Caso ocorra, a brincadeira deve ser supervisionada por um adulto em plenas condições físicas e mentais.
As queimaduras são lesões graves que demandam cuidados especializados, principalmente quando atingem áreas extensas ou regiões sensíveis do corpo.
Da 93Notícias