O cuidado com a saúde mental dos pacientes é uma das prioridades do município de Nossa Senhora do Socorro. Os profissionais da Psicologia, que atuam na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), exercem suas funções em diversos espaços para melhor atender a população socorrense. Diariamente, os psicólogos realizam o atendimento dos pacientes nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), por meio do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF), e a domicílio, por meio do Programa Melhor em Casa.
Durante a pandemia, o trabalho desses profissionais foi fundamental para a população. O isolamento social, e consequentemente, o distanciamento dos ambientes familiares e de trabalho, mudaram a rotina das pessoas. As perdas para a Covid-19 também foram uma das razões para o aumento da necessidade de muitas pessoas procurarem um acompanhamento psicológico. Por isso, os atendimentos continuam sendo realizados durante toda a pandemia, no início por meio de teleconsultas, e depois presencialmente nas UBS e a domicílio, seguindo os protocolos de segurança contra a Covid-19.
O trabalho do psicólogo na cidade de Nossa Senhora do Socorro é contínuo e fundamental para o atendimento individual do paciente, utilizando técnicas e métodos científicos para concluir diagnósticos e acompanhar o paciente. A psicóloga Lenilva Aragão atua nas UBS do município há cerca de cinco anos e descreve a sensação de executar o trabalho. “É com imensa alegria e satisfação que exerço a minha profissão em Socorro. Poder trazer de volta um alívio na mente e na alma, à saúde mental e emocional de cada paciente é a realização de um objetivo, e acredito que esse seja o mesmo objetivo de todos os psicólogos”, ressalta Lenilva Aragão.