Geração de mídias que serão utilizadas pelas Urnas Eletrônicas
Nesta sexta-feira (20), o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) deu início à geração das mídias físicas (Pen Drives e Flash Cards) que serão utilizadas nas urnas eletrônicas nas eleições de 2024. Trata-se de procedimento essencial para a inserção dos dados oficiais nas urnas, incluindo o sistema de votação, além das informações dos candidatos, como nome, número e foto, e os dados dos eleitores de cada seção eleitoral.
Serão preparadas mais de 13 mil mídias, as quais serão utilizadas para inseminar as 5.758 urnas de seção e as urnas de contingência (reservas). A expectativa é que o processo de geração de mídias se estenda até o próximo domingo, 23 de setembro.
Paralelamente à geração de mídias, neste sábado (21) terá início o processo de preparação das urnas eletrônicas e se estenderá até o dia 1 de outubro. Nesse período, as urnas serão alimentadas com os dados constantes nas mídias físicas, conferidas uma a uma para garantir que correspondam a respectiva seção e Zona Eleitoral de destino, e posteriormente lacradas para envio aos Cartórios, de modo que estejam prontas para o pleito.
Uma equipe de 24 profissionais foi treinada pelos técnicos da Justiça Eleitoral e será a responsável por executar as atividades de geração das mídias físicas. A equipe de trabalho é composta por 20 servidores e 4 terceirizados.
Processo detalhado
A geração de mídias ocorre em três formatos distintos:
– Mídia de carga: contém as informações fundamentais para a preparação da urna eletrônica, como o número da seção eleitoral, a lista de eleitores aptos a votar e a lista dos candidatos.
– Mídia de votação: é utilizada para armazenar os votos da seção durante o dia de votação.
– Mídia de resultado de votação: armazena o resultado final da votação na seção eleitoral, sendo responsável pelo envio dos dados para a totalização dos votos.
O magistrado responsável pelos trabalhos é o juiz membro do TRE-SE Hélio de Figueiredo Mesquita Neto. O evento de geração de mídias foi organizado pelos servidores Selmo Pereira de Almeida (Assessoria Técnica de Segurança Cibernética), Martha Coutinho de Faria Alves (Núcleo de Apoio à Infraestrutura de Tecnologia de informação e comunicação), Luiz Ricardo Belém Santos (Assessoria Técnica de Ciência de Dados), Walter Alves de Oliveira Filho (Seção de Apoio ao Usuário),e Iraci Chaves Silva Costa (Núcleo de Apoio a Sistemas Corporativos).
Do Papa Jaca