UFS concede título de Doutor Honoris Causa ao artista plástico ‘Véio’

UFS concede título de Doutor Honoris Causa ao artista plástico ‘Véio’

 

O artista plástico Cícero Alves dos Santos, popularmente conhecido como Véio, recebeu da Universidade Federal de Sergipe (UFS), a maior honraria da instituição, o título de Doutor Honoris Causa, ao artesão. O reconhecimento foi realizado na noite da última terça-feira (5), no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Natural de Nossa Senhora da Glória, Veio já levou sua arte à exposição em Veneza e Paris, e nacionalmente, conquistou bastante projeção com o trabalho que desenvolve. Na noite desta terça-feira, ele recebeu o título em sua terra natal, em uma noite de muita celebração e reconhecimento.

O apelido ‘Véio’ vem desde criança, quando passava a maior parte do tempo escutando as conversas dos mais velhos. Em seu discurso na solenidade, declamado atrás de uma mesa com algumas de suas esculturas de madeira expostas, o artista contou um pouco da história do Sertão sergipano. E, para contextualizar, disse: “O meu trabalho não é só esculpir. É passar a verdade para o povo”.
“Tenho 70 anos de arte na estrada e na dificuldade. E uma pessoa humilde da roça conseguir mostrar ao povo o que é arte não é difícil, até porque a arte é um forma de expressão que está em cada um de nós. É preciso entender que a arte não passa somente a aparência, mas a qualidade dessa arte em si e do artista”, completa Véio.

 

Do A8/Lagarto

Daniela Domingos

Daniela Domingos

Jornalista, professora de Filosofia, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing, Gestão Pública e Mídias Digitais, e mestranda em Ciências de Dados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *